quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SETE DE SETEMBRO. É DIA DE PARADA.











FOTOS DA PARADA DE SETE DE SETEMBRO DE 1960






Blusa branca bem engomada e saia azul marinho. Comprimento da saia abaixo dos joelhos. Sapatos pretos bem lustrados.Este é o uniforme das professoras. Exceção para uma só. Esta, em especial, usa tênis brancos. E um apito estridente sempre pronto para nos alertar sobre um passo errado ou uma brincadeira fora de hora. Esta é Dona Romilda, a professora de ginástica (ainda não se usava falar Educação Física).
Aos gritos de ordem, a turma se esmerava em: Sentido. Esta posição consiste em ficar rígido, com as pernas esticadas, as mãos espalmadas juntas às coxas e os braços meio curvos. Os calcanhares devem se tocar e as pontas dos pés devem estar meio abertas. Com a cabeça erguida, os olhos deverão olhar para a frente. Depois: Descansar: é uma boa posição. Com os braços cruzados nas costas e as pernas e os pés mais afastados. Cobrir: com o braço direito estendido até tocar, com os dedos, o ombro do companheiro à nossa frente. E tem também: direita, volver! Esquerda, volver! Meia-volta, volver! Esquerdo, direito, esquerdo, direito, esquerdo, direito. O pé esquerdo tem que tocar o chão, com força, na batida mais forte do bumbo. E por aí vai, até o melhor de todos: FORA DE FORMA.
Hoje é dia 7 de setembro de 1960. Todas as professoras recrutadas para o desfile escolar(Naquela época desfile era chamado de parada)Os alunos, levantam-se bem cedo. Os meninos, com calças curtas azul-marinho, camisas brancas bem passadas,sapatos pretos engraxados, cabelos bem cortados.Predomina o corte “Príncipe Danilo”: Cabelo “Príncipe Danilo” ou cabeça raspada com topetinho na frente. Segundo minha pesquisa, este tipo de corte foi usado por um jogador brasileiro, chamado Danilo Alvim. Apelidado de “príncipe”,ele começou a carreira no América do Rio e chegou a jogar na Seleção Brasileira.As meninas, com saia azul marinho toda pregueada, blusa branca abotoada até o pescoço, sapatos brilhando e meias brancas.
A bateria já está pronta. Meninos e meninas em fila. Professoras a postos. Dona Judith no comando. E Dona Romilda tem todo o seu trabalho para mostrar à cidade. Uma a uma, todas as turmas vão para a frente do Grupo. Separados por classe, todos entram em forma. Por ordem de tamanho. Um a um. Uma a uma.
Um apito. Dona Romilda grita as palavras de ordem. EM FORMA! COBRIR! MARCAR PASSO. ESQUERDO. DIREITO. ESQUERDO. DIREITO. ATENÇÃO. ESQUERDO. DIREITO. Seguindo a batida do bumbo, Dona Romilda, dá a ordem. MARCHA.
Mantendo a distância dada pela ordem de Cobrir, saímos em desfile pela cidade. Na frente, abrindo o desfile, vão as meninas com luvas brancas, carregando as bandeiras do Grupo Escolar Artur Bernardes e do Estado de Minas. Ao centro, um menino, com calça comprida e camisa de mangas longas, levando a Bandeira Nacional.
A Rua do Cinema, ou Rua Dr,. Victor Ferreira, está apinhada de gente. Bandeirinhas nas cores verde e amarela. Cada um com todo cuidado para não errar o passo. Trocar o pé na hora da batida forte do bumbo é motivo de um “pito” da Dona Romilda e de chacota por parte do resto da turma.
Num determinado ponto da rua, o Prefeito, a Primeira Dama, o Juiz de Direito, o Promotor, o Padre e outras autoridades assistem e aplaudem com entusiasmo. O Chefe do Destacamento Policial da cidade chega a fazer continência quando passa o pavilhão nacional..Os alunos e alunas estufam o peito militarmente ao passar em frente às autoridades. Querem fazer bonito. E acertam mais o passo, batendo firme o pé no chão, quando um aceno mais empolgado indica que papai e mamãe querem escancarar seu orgulho, satisfação e alegria. As crianças apenas olham de lado e sorriem também orgulhosas.
O desfile segue pela Rua João Pinheiro, até o Açougue do Maron, onde vira e desce de volta pela mesma rua, em direção à Rua Bias Fortes, até o Grupo Escolar.
A bateria para.
Dona Romilda apita.
Sentido!
Descansar.
E o tão esperado FORA DE FORMA.!
Agora só se vê a molecada correndo e gritando pelas ruas na volta pra casa.

E Viva o Brasil!!

Palma, 25 de agosto de 2009.
Dia do Soldado



























Nenhum comentário: