sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PASSEIO? SOMENTE DE MADRUGADA!


- Meu Deus, o que é aquilo?
- Cruz credo!!!! Deve ser o Lobisomem passeando com a Mula-sem-cabeça. (risos)
- Duas horas da madrugada?!?!?! Nunca vi ninguém por esses lados numa hora dessas.
- Quem será?
- Ah! Agora enxerguei direitinho. É o Seu José passeando com a Dona Maria. Você nunca ouviu contar que ele só passeia com ela de madrugada?
- Já. Mas não pensei que fosse verdade.
- Mas é. De dia , na venda deles lá em cima, enquanto ele trabalha na marcenaria, ela até que pode atender algum freguês. Mas, se ele não estiver em casa, ela só atende o pessoal pela janelinha aberta no meio do portão lateral.
- Mesmo se for algum aluno ou aluna do Ginásio, na hora do recreio?
- Mesmo assim. E a turma às vezes só vai lá pra perturbar, pra ver se ela mostra mais um pedacinho do rosto e a gente só vê mesmo a mão dela entregando a paçoca, a Maria-mole , o pão com salame , o cigarrinho ou os pedaços de doce de coco e de mamão que ficam numa bandeja esmaltada, já meio descascada, em cima da prateleira
Como pode uma pessoa ser tão ciumenta!? Seu Zé morre de ciúmes de Dona Maria . E parece até que ela gosta. Como Dona Maria não sai, sua pele é alva, nem uma manchinha daquelas provocadas pelo sol. Os cabelos sempre presos, nenhuma maquiagem, nem ao menos um batonzinho. Os vestidos que usa sempre muito simples! Tecidos de algodão, nenhum enfeite, as roupas mais folgadas realçam ainda mais as gordurinhas que se acumulam aqui e ali. Baixinha, quando se debruça para atender algum freguês, os grandes peitos se esparramam sobre o balcão. E é assim, sem nenhuma vaidade aparente, que Dona Maria vive naquele sobrado antigo na parte alta da cidade.
Mas, nas noites de Palma, quando o movimento é quase zero, eles passeiam. Ele, como bom cavalheiro, a apóia pelo braço. De braços dados, caminham pelas ruas desertas parecendo um casal de namorados. Aqui e ali, eles param, conversam, comentam. Dona Maria conhece toda a população da cidade, sabe quem é quem, quem trai o marido, quem trai a mulher, quem vai se casar, quem nasceu, e por aí vai .Está por dentro de todos os acontecimentos sociais e “domésticos” da cidade.
- Dona Maria – chama, aos gritos, um aluno do Ginásio Nossa Senhora Aparecida – me dá dois pirulitos.
Dona Maria, arrastando seu chinelo de liga *, desce as escadas do sobrado e, contrariando as ordens de Seu Zé, dá as caras no balcão .Puxa uma conversinha, vende o pirulito. Enquanto recebe o dinheiro e conta o troco, pergunta sobre o casamento da Maria do Rosário, que acontecera no sábado anterior. O aluno conta como foi. Ela estica o assunto, até que ouve o pigarro do Seu Zé. Ela entrega o troco . O aluno se vai. E ela ficou sabendo mais uma novidade.
* chinelo de "liga" ou "tapete" era todo fechado como sapato, podendo ser usado como chinelo, pisando-se seu calcanhar. Sua maleabilidade se devia ao fato de ser feito de linhas de algodão tecidas e tingidas (cores azul, vermelho, verde)
Palma, 21 de agosto de 2009.

Nenhum comentário: