quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PUXANDO PELA MEMÓRIA - Uma historinha contada por Dona Almerinda

Dona Almerinda começa cedo a função. Café coado, angu mexido, panelas no fogo e a chaminé fumaçando. Dona Maria do Seu Elias mandou um monte de sacos de algodão cru para alvejar.
Essa introdução é só para contar o que Dona Almerinda revelou e que merece registro.
Naquele ano da década de 1950 ou 1960 – isso nem importa – ainda não existia a quantidade de sabões em pó de hoje. Alvejantes não eram tão comuns. Máquina de lavar era um luxo!! Na roça, então, nem pensar. Nas casas da Congelação nem água encanada tinha. Mesmo assim ela, Dona Almerinda, aceitava esse tipo de trabalho..
Mas, como é que se alvejava saco de algodão cru ?
É a própria Dona Almerinda quem dá a receita:
- Olha, meu filho. Pra alvejar é um trabalho bem grande. E demora um tempinho bom! Primeiro a gente pega, no curral e no pasto, bosta de boi bem fresquinha. Não pode ser bosta seca, não. Aí, a gente põe as bostas na bacia e mistura com água. Mexe com as mãos mesmo até ficar bem misturadinho. Faz tipo um mingau. Depois, coloca os panos dentro daquele mingau por mais ou menos uns dois dias. Aí, a gente tira. Esfrega. Esfrega. Esfrega. Esfrega muito. Esfrega bem. Bate bem na pedra. Se precisar repete tudo. Depois põe no quarador e deixa pegar o sol e depois o sereninho da noite. No dia seguinte a gente bate de novo. Deixa de molho na água. Depois, vai trocando a água. Bate de novo. Põe no quarador. Pegando sol, pegando o sereninho da noite. E vai assim até ficar branquinho como um cristal. É só,
Aqui cabe mais uma pergunta: É SÓ????
Grande Dona Almerinda do Seu Vicente!

Palma, 19 de agosto de 2009.

2 comentários:

betometri.blogspot.com disse...

A roupa ficava branca era de tanto levar surra!!

Sonia Canellas disse...

Almerinda eh realmente uma grande figura! Foi criada na fazenda de meus avos e tem sempre uma historia pra contar. Tenho por ela um carinho imenso. Faz tempo que nao a vejo, bom saber que ela esta ainda por aqui....Mas esse alvejante era muito esquisito, neh?