quinta-feira, 28 de junho de 2012

O ASSASSINATO DO CORONEL FIRMO DE ARAUJO PEREIRA - 100 ANOS - LANÇAMENTO DA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO DO ESCRITOR MAURÍCIO MONTEIRO - DIA 7 DE JULHO DE 2012 - PALMA - MG

 “Ao tomar conhecimento desta parte da história de Firmo de Araújo Pereira, me apaixonei pela personagem, sem esquecer, contudo, que ela é fruto de sua época  (grifo meu).”
“ Acredito que a importância dos depoimentos colhidos por mim está justamente no resgate de parte da história  de um município fascinante, como Palma, e, também, de parte dessa microrregião fluminense, onde a população, via de regra, não é  afeita à leitura, não conhece o seu passado. E, obviamente, está na importância que o que aqui está narrado pode ter para as pessoas, pois muitos fatos se revestem de grande relevância e ainda não tiveram mãos e mentes para lembra-los, resgatá-los, publicá-los.”
As considerações acima fazem parte do livro O ASSASSINATO DO CORONEL FIRMO DE ARAÚJO, que terá o lançamento da segunda edição, em Palma, no próximo dia 7 de julho, data  importante na história do nosso município.
No dia 7 de julho de 1912, exatamente 100 anos atrás, o Coronel Firmo de Araújo foi brutalmente assassinado numa emboscada , próximo ao Sítio da Praia, na antiga estrada que ligava Palma a Miracema.
Junto com ele, mais quatro pessoas foram assassinadas naquele dia.
E é para lembrarmos de fatos tão relevantes que  Maurício Monteiro, advogado, jornalista e escritor miracemense ( e mais do que isso, UM GRANDE AMIGO DE PALMA) escolheu nossa cidade para  o lançamento de seu livro
Realmente, não dá para esquecermos  personagem tão importante na história  de nossa região. 
Figura controversa, sabemos, mas  de importância inegável e indiscutível, o Coronel  é lembrado  mais por seus atos condenáveis do que por seus feitos dignos de elogios. O que é uma pena!
Mesmo assim  -  já disse algumas vezes e repito -  que seus defeitos não sirvam de exemplo para ninguém mas que suas qualidades sejam reconhecidas e lembradas para sempre na história de nosso município e da região
Como bem ressaltou Dr. Maurício Monteiro, o CORONEL É FRUTO DE SUA ÉPOCA.
Então, no dia 7 de julho, às 19 horas, com a apresentação da Banda Musical Sete de Setembro, de Miracema, em desfile pelas ruas do centro de Palma, terão  início as justas e merecidas  homenagens ao Coronel Firmo de Araújo Pereira.  A Banda se dirigirá para o Clube da Associação Recreativa Palmense onde o escritor  Maurício Monteiro autografará  seus livros. Estão previstas as presenças das secretárias de Educação e de Cultura da cidade de Miracema,alguns rotaryanos  e amigos de Miracema e Santo Antonio de Pádua, além dos alunos de escolas miracemenses que foram a Barbacena recentemente em visita à Fazenda Mutuca, em Senhora dos Remédios,  onde viveu parte da  família do Coronel Firmo.
Esperamos  que a população palmense   acolha com  carinho os visitantes e que prestigie tão importante evento cultural.
Deixo aqui registrados os agradecimentos ao Prefeito de Miracema, Sr. Ivany Samel, pela atenção dispensada ao evento, ao Prefeito de Palma, Carlos Roberto Alvim de Paula, à Secretáira  de Educação de Palma, Dalgisa Oliveira Mattos Nogueira e à Associação Recreativa Palmense, cedida gentilmente  pela gentil cessão de suas dependências  para a realização  do lançamento do livro.
Finalmente, o nosso maior agradecimento ao Dr. Maurício Monteiro que destinará  a totalidade da re nda com a venda dos livros ao Hospital e Maternidade Maria Eloy e à Apae de Palma.

8 comentários:

Anônimo disse...

Beto, está faltando o teu livro. Matéria e competência você têm. Estamos na expectativa.

Um abraço,

Ass.: Paulo Sérgio

Anônimo disse...

Caro José Alberto,

Obrigado pela notícia. Já li a primeira edição do livro e achei muito interessante.

Espero que você consiga registrar no blog os acontecimentos do próximo dia 7 de julho.

Uma curiosidade: o livro menciona que o Coronel Firmo morava na Fazenda Fortaleza, no caminho para Miracema. Ela ainda existe? Quem sabe você poderia fazer uma reportagem (com suas ótimas fotografias) sobre ela?

Grande abraço, Roldão

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
JC disse...

Onde posso conseguir um exemplar do livro? Qual a editora?

Unknown disse...

Onde encontrar o seu livro? Gostaria de adquirir! Fui a Palma uma vez pra conhecer à cidade q meu pai nasceu e ao visitar a prefeitura vi a foto do Coronel Firmo bem grande na parede!Ganhei um livro pequeno com a história dele! Meu avô estava com ele na tocaia!Meu nome é Angela Maria Ribeiro Pereira e moro no Rio de Janeiro! Quero ler seu livro!

Unknown disse...

Como adquirir este livro sobre o Cel Firmo Araujo?

Unknown disse...

Boa noite, Beto