domingo, 17 de junho de 2012

BENZICA - ESTA PALAVRA MERECIA SER VERBETE DE DICIONÁRIO

- Menina, fecha essa janela, senão o menino pega vento.
- Cruzes,cê tá parecendo uma benzica!
- Não tem importância, se  ser zelosa e cuidadosa com meu filho for Benzica, eu prefiro ser chamada assim.
BENZICA -  adjetivo - zelo extremado, cuidado, carinho,  amor pelo filho, excesso  de amor...


E era com este cuidado, muitas vezes exagerado , que Benzica cuidava de seu filho Carlinhos. Benzica, então, virou sinônimo de zelo, de exagero na proteção aos filhos.
Benzica existiu em Palma.
Palmense, filha de Dona Naná, irmã de Penha, Terezinha, Geralda e Aparecida, "Filhas de Maria" na Igreja Católica, moças prendadas e estimadas por toda a cidade, respeitadas e queridas. Benzica se casou com Antonio Albertino e tiveram um filho: Carlos, hoje casado com Isa e pai de Daniel e Vivian.
Carlinhos, hoje no Rio de Janeiro,é leitor assíduo deste Blog.
Ontem, dia 16 de junho de 2012, fui parado na rua por um amigo. Este me mostrou um homem e me perguntou se eu o conhecia. Não o reconheci. E ele se identificou como Carlinhos da Benzica. Que prazer, que alegria!!! E Carlinhos me contou, rapidamente, que tinha trazido algumas fotos pra  que eu as publicasse, disse que iria mais tarde n'O Califa pra gente conversar.
E foi. Levou fotos. Conversamos, Rimos. Às pessoas que chegavam, eu perguntava se o reconheciam. A resposta, sempre negativa. Eu, então, dava uma dica: excesso de carinho,amor e zelo. Os olhos das pessoas brilhavam e, como se estivessem respondendo a um "o que é, o que é?" falavam alegremente: CARLINHOS DA BENZICA.
Para muitos , esse texto pode não representar quase nada, mas para quem conheceu Benzica, Antonio Albertino e Carlinhos, a conversa é outra.
 Benzica
 Benzica e Aparecida
 Benzica e Carlinhos

Carlinhos e os filhos Daniel e Vivian
 Sr. Antonio Albertino
 Carlinhos, com Agnaldo Timóteo
 Paulinho, Elaiane, Isabela, Isabel, com Isa e Carlinhos, n'O Califa

Luiz Fernando (primo) e Carlinhos.

9 comentários:

Fabin do Ribeirim disse...

Beto, Lembro dos Tres( Benzica, Sr. Antonio e Carlinhos, Que legal ter notícias e saber que o Carlinhos está bem e com uma familia linda, apesar de botafoguense. É uma seção POR ANDE ANDA que eu torço para voce criar no seu blog, trazendos estas fotos e informações para acessar-mos sempre que quizermos
Leio seu blog com freguencia
Um abração em voce e no Carlinhos
Fabin do Ribeirim

Anônimo disse...

O Califa virou ponto de referência dos palmenses ausentes!!!

Pedro Chicri disse...

Beto,mais uma vez parabéns por este trabalho quase investigativo!Claro que a maioria dos palmenses conhecem esta história e estes "personagens", que já fazem parte de nossas vidas,de nossos lares e que são de fato sinônimos de carinho e cuidado!Só vc mesmo pra tornar esta história mais real com as fotos e notícias atuais!!Carinhosamente,Pedro chicri.

Francisco Geraldo de Paula Lima disse...

Sendo filho de "PALMA "com parentada muito grande nesta cidade ouvia diversas vezes falar em "Benzica " e o zelo que tinha pelo filho . Fico agora conhecendo esta personagem
por foto graças a vc primo com sua vocação e gosto por nossa terra. Francisco Geraldo

VANILDO AVELAR disse...

VANILDO AVELAR

Ao ler esta matéria, a sensação é como se valtasse no tempo, pois quando criança não saia da casa da Benzica, brincava muito com o Carlinhos e para recordar um pouco essas bricadeira ainda me lembro das nossas criatividades e travessuras, brincávamos de "circo", e tinhamos uma criatividades incríveis, tudo na base da improvisação, em fim era uma farra. De fato a Dona Benzica, ficava preocupada ao extremo com o Carlinhos. Me recordo também da sua vó, a D. Zica,que gostava de pitá um cigarrinho e sempre me pedia para fazer um favor, ir até o boteco do João Temoso, para comprar uma caixa de fósforo, mas não deixava de recomendar que tinha que ser da marca ypiranga, caso trouxesse ao contrário, madava voltar. Lembro também do seu pai, Sr. Albertino, que também fazia uso do rapé, e de vez em quando eu pedia um pouco para provocar espírros. Só você Beto, através do seu Blog, nos permite recordar fatos passados, mas que a mente tras para o presente como se fosse hoje, e todos esses episódios fazem parte da minha história, do Carlinhos, em fim de todos esses personagem aqui descritos.

26/08/2013

Unknown disse...

Como me sinto feliz rede recordar a minha história !!! Fazemos parte da mesma família . Certo?

Unknown disse...

Como me sinto feliz rede recordar a minha história !!! Fazemos parte da mesma família . Certo?

Beto Farage disse...

Me lembro muito dos três,
Da dona Benzica e do Carlinhos, tenho na minha mente aquele menino todo certinho andando do lado da mãe que tomava conta deste filho como uma galinha com seus pintinhos, por baixo das azas eles ate sofriam gozações por isso, mas quando fui pai dos meus dois filhos, eu vi que ela estava totalmente correta em agir assim pois cuidei dos meus filhos como a dona Benzica e ate já fui chamados pelos meus irmãos de Benzica, mas valeu a pena ter criados meus filhos assim, pois se tornarão dois homens respeitadores dos direitos dos outros. Beto, quando encontrar com eles de um abraço e beijo neles por mim.

Unknown disse...

Nossa me emocionei! Que lindo Carlinhos vc é especial! Que linda família amigo💞💞💞