domingo, 28 de março de 2010

PARA ONDE FOI O LEÃO DA ESQUINA?



Eu me lembro do Seu Osvaldo e da Dona Aurora. Dos filhos , também.
Mas na minha lembrança,a presença do Leão que ornava a fachada do prédio da esquina é muito forte. A lâmpada que era acesa todas as noites. Aquela figura forte. Aquele rei que reinava em toda a Rua do Cinema. Era atração pra criançada.
No prédio do leão já teve venda, bar, mercadinho, picolé,bar do Seu Antonio Florindo com as famosas e saudosas "brincadeiras" de domingo, quando a sala da casa dele se enchia de jovens dançando ao som de Roberto Carlos, Renato e seus Blue Caps, Agnaldo Timóteo, The Beatles e uma quantidade imensa e variada de cantores e cantoras de todos os estilos.

E o leão lá em cima, reinando absoluto.

Um dia, demoliram o casarão da esquina.
O leão chegou até a ser destaque num desfile da Escola de Samba Unidos de Última Hora. Depois, dormia aqui, dormia ali e o reinado chegou ao fim. Mas as lembranças continuam vivas.
Aí, eu pergunto: pra onde foi o leão?
Alguém tem notícia dele?
Pra selva, tenho certeza que ele não foi, pois leão de cimento não reina por lá.
E ele continua reinando em muitas lembranças de muitos palmenses.
Se você o viu por aí, me diga.
Se você tem uma foto onde ele aparece, mostre pra nós.
Porque se nossa memória enfraquecer, o leão some.
E eu não gostaria que isso acontecesse.

7 comentários:

Sonia Canellas disse...

Beto, tambem me lembro do leao da esquina. Mas juro que nunca mais o vi, se soubesse do seu paradeiro te dava noticia rapidinho.
Mas me lembro muito tambem, e com saudades, do Sr. Oswaldo e de D. Aurora, da Aurora Maria e o Oswaldnho...gente muito fina, familia boa. Gostaria de reve-los.
Se encontrar o leao, me avisa, ta?
Umm abraco.

ANDRE MIRANDA disse...

Zé Betio, do leão eu me lembro muito bem, me lembro muito mais ainda das pessoas queridas que moraram e trabalharam naquela esquina.
Quanto ao paradeiro do nosso querido leão, soube que teria sido levado para uma fazenda da região.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Beto.Não vivi a época do leão da esquina, mas fico feliz em conviver com o leão de hoje que é você, já estava com saudades de suas matérias. Guilherme Freitas Gutterres.

betometri.blogspot.com disse...

Só uma ideia: Que tal perguntar a algum sobrevivente que participou da demolição do prédio?? Ou a alguns parentes.

Ass.: Paulo Sérgio

Anônimo disse...

A última vez que eu vi o leão, ele estava jogado no almoxarifado da prefeitura. Devemos lançar a campanha "Caça ao leão da esquina" no bom sentido, é claro já que o leão de Palma é inofensivo, não morde e nem abocanha dinheiro de ninguém... vai ver levaram ele pra Brasília!!! UM abraço,
Diana Amaral Agrícola

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu sei de um cara q tem a foto