domingo, 14 de março de 2010

ATENDENDO A PEDIDO


























Na foto, equipe de atletas da
Escola Técnica de Comércio
Nossa Senhora Aparecida, em Palma,
na década de 1960.
Ulisses, Carlinhos, Raymundo,
Zequinha, Ivan e Heitor.


N'O Califa , nossas lembranças são alguma coisa a mais do que simplesmente
um retrato na parede.
Um comentário, uma nova história a respeito de uma fotografia,
uma lágrima que cai, um sorriso, uma sonora gargalhada.
As fotografias são mais do que a história de uma vida, de uma época... são, todas elas,
que formam a história de toda uma comunidade, de toda uma cidade, de muitas vidas.
Eu fico muito feliz quando as fotos que tenho recebido e exposto despertam emoções.
Poucos dias atrás recebi a visita de uma pessoa que não via desde criança. Eu a reconheci.
E passou um filme em meus pensamentos.
Rute, filha de Seu Barbosa,
Agente da Estrada de Ferro Leopoldina.
Seu Barbosa, para nós, crianças, era " a autoridade".
Era ele quem fazia o trem chegar,.O trem só partia se ele deixasse. A gente só viajava
se ele nos desse um bilhete que, depois, um homem bravo vinha pedir e
furar com uma maquininha "milagrosa". Seu Barbosa também era bravo. Aquela figura miúda
(era assim que nós o víamos) não nos deixava subir no trem para pular " lá na frente". E era tão bom quando conseguíamos enganá-lo.

A Rute apareceu n"O Califa só pra ver fotos.
Aí eu vejo como é bom e gratificante esse trabalho que venho fazendo de recolher memórias, de conseguir fazer reviver histórias.

Ontem recebi um pedido de Rutinha. Ela queria uma foto que tem o irmão dela, Ivan.
Que bom poder atender.
Assim, a família dela , hoje, ao ver a foto,
com certeza vai conversar, vai rir, vai contar histórias, vai viver.

3 comentários:

Unknown disse...

Beto, sou a filha do Ivan, sobrinha da Rutinha. Nós ficamos muito felizes em rever essa foto!!!
Tia Rute, eu (Fernanda), Natália(minha irmã), Creusa (minha mãe) e o "principal" Ivan, agradecemos muito sua atenção.Adoramos o seu Blog!!
Abraços da família Barbosa.

Sonia Canellas disse...

Delicia de texto, Beto.Como sempre. E' exatamente assim que entendo a exposicao de fotos do Califa.Para ver, rever,rir, chorar, viver, reviver. Adorei ver meu irmao (Carlinhos, pra mim Dedeto) na foto!
Saudades de voces...saudades de Palma, daquela Palma....
Abracos, amigo, ate mais.

Thueta disse...

Beto, voce e mesmo o KARA... Amei ver a foto do meu irmao Ray-Dri, novinho, fortinho, bonitinho, como se naquela epoca, ja houvesse malhaçao. Parabens pelo Blog! Voce e 10.
Bjs! Thueta.