domingo, 8 de julho de 2012

7 DE JULHO DE 2012 CEM ANOS DO ASSASSINATO DO CORONEL FIRMO DE ARAUJO PEREIRA





O som da Banda de Música Sete de Setembro, de Miracema, em desfile pelas ruas do centro de Palma, anunciam o início do evento  organizado para que  todos se lembrem que há exatos cem anos foi brutalmente assassinado o Coronel Firmo de Araújo Pereira.

Presidente as Câmara  Municipal de Palma e  importante líder político da região,   o Coronel Firmo de Araújo, até hoje uma figura controversa, foi assassinado naquela manhã de 7 de julho de 1912, próximo à Fazenda da Praia, nos arredores de Palma.

Esta história está fielmente  relatada no livro O ASSASSINATO DO CORONEL FIRMO DE ARAÚJO, do escritor miracemense, Maurício Monteiro.
O livro, editado em 1996, foi agora reeditado e seu lançamento foi feito em Palma, na noite de 7 julho de 2012,  na Associação Recreativa Palmense.
O evento  reuniu autoridades municipais – o Prefeito Carlos Roberto Alvim de Paula e seus secretários, vários vereadores palmenses, o ex-prefeito ,Luiz Antonio de Freitas, o ex-prefeito do município de Santo  Antonio de Pádua, Fernando Lavaquial, vários rotaryanos de Miracema e Pádua, a escritora paduana, Tereza Caldas, o miracemense, José Erasmo Tostes, a secretária de cultura de Miracema, Ana Lucia e muitos convidados , de Palma e de cidades vizinhas, que prestigiaram a note de autógrafos.

 A NOITE DE AUTÓGRAFOS






A apresentação da Banda de Música Sete de Setembro encantou a todos os presentes na Associação Recreativa Palmense, com um excelente repertório. Seguiu-se  a apresentação de José Reis, violonista  e seresteiro de Conservatória, que emocionou o público com belas canções do cancioneiro popular.
A seguir, o Prefeito de Palma saudou os presentes  e, com palavras  dirigidas ao Dr.Maurício Monteiro, deu início a vários depoimentos que enalteceram as qualidades do estimado escritor.







A Secretária de Cultura miracemense  exibiu fotos feitas por um grupo de Miracema que recentemente visitou a Fazenda MUTUCA, em Senhora dos Remédios , de onde vieram os  familiares do Coronel  com destino à nossa região.
Finalmente, Dr. Maurício , a grande estrela da noite, falou aos presentes sobre a importância da preservação e do resgate   da nossa história.
Dr Mauricio, ao doar toda a renda da venda dos livros para a APAE e para o Hospital e Maternidade Maria Eloy, de Palma, merece acrescentar mais um título aos muitos que já possui: o  de AMIGO DE PALMA. E como tal, deve ser considerado e reverenciado por todos.











Uma longa fila se formou diante da mesa onde o escritor autografou os livros.
Idealizador do evento, Dr. Maurício não mediu esforços  para a realização desta noite de autógrafos: é mérito e esforço pessoal dele a vinda da Banda de Música, do violonista, dos ilustres convidados de Pádua e Miracema e do show musical com a cantora Raquel Moraes, que encerrou a noite com brilhantismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro José Alberto,

É muito bom constatar o interesse pela história de nossa cidade. O livro não poderia ser lido nas escolas municipais?

Parabéns ao autor do livro, ao autor da reportagem e que venham novas pesquisas sobre o Firmo de Araujo ou outros personagem da história de Palma.

Abraço, Roldão