Na cabine da Companhia Telefônica, em Recreio, um homem negro, baixo, envergando blazer branco, disca um número. Do outro lado da linha, uma voz feminina atende:
- Prefeitura de Palma, bom dia!
- Bom dia, senhorita. O prefeito já chegou?
- Ainda não, Senhor. Quem gostaria ?
- Eu tenho uma reunião marcada com o senhor prefeito agora pela manhã, mas ainda estou em Recreio,sem condições de sair para Palma , pois não há ônibus antes do fim do dia. A senhorita poderia, por favor, pedir a algum motorista que venha me buscar? Estarei esperando na praça da estação.
- Pois não, senhor
- Estou aguardando. Muito obrigado..
Em seguida,a telefonista liga para o almoxarifado da prefeitura, onde ficam os carros e os motoristas, e passa as informações. Afinal, é um reunião com o prefeito. E autoridade não pode esperar.
O carro sai . Como as estradas municipais estão em perfeitas condições, para encurtar o caminho, passa por Cisneiros, Itapiruçu e Angaturama.
Chegando em Recreio, vai direto para a praça da estação, onde nosso personagem espera com certa ansiedade. Ele cumprimenta polidamente e entra no carro.
Ao chegar em Palma, pede que o motorista o deixe, inicialmente, na esquina da Rua Dr. Victor Ferreira com Heitor Barbosa. (ainda não existia o calçadão). Ele agradece, desce do carro
.- Obrigado. Diga ao senhor Prefeito que daqui a pouco estarei lá para nossa reunião.
Se o prefeito fosse , realmente, esperar por ele, estaria no gabinete até hoje. Por lá, ele nunca apareceu.
Quando o motorista o deixou na esquina, ele atravessou a rua e foi direto para o bar .
- Me dá uma branquinha.
De um só gole, virou a cachaça.
- Outra, por favor.
Mais uma gole. Entre um e outro,um bate-papo. O dono do estabelecimento, então, pergunta:
:-Quem é o senhor?
- O Senhor não me conhece?
-Não.
Nosso personagem estufa o peito, empina o nariz, ajeita o blazer, imposta a voz e, com ar de quem se considera e é a pessoa mais importante do mundo, responde.
- Eu sou ASTÉRIO BARBOSA.
( Esta historinha é baseada numa “ causo”
contado pelo Binha do Benamor)
3 comentários:
Beto, precisamos achar uma foto do Astério Barbosa!!! Quando eu tinha meus 5 anos, era só escutar a voz dele que eu corria para debaixo da cama,rsrsrs... muitas crianças tinham medo do Demá...eu não, meu medo era do Astério Barbosa,rsrsrs!!! Ô tempo bão, sô!!!
Eu me lembro desse personagem!!! Figuraca!!! Acho dificil aparecer outro....
Ou Cazinho disse:
O Astério Barbosa era uma figura!!!! E tinha ótimos dentes, pois descascava coco com eles!!!
Postar um comentário