sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A.B. O HOMEM MAIS IMPORTANTE DO MUNDO



Na cabine da Companhia Telefônica, em Recreio, um homem negro, baixo, envergando blazer branco, disca um número. Do outro lado da linha, uma voz feminina atende:
- Prefeitura de Palma, bom dia!
- Bom dia, senhorita. O prefeito já chegou?
- Ainda não, Senhor. Quem gostaria ?
- Eu tenho uma reunião marcada com o senhor prefeito agora pela manhã, mas ainda estou em Recreio,sem condições de sair para Palma , pois não há ônibus antes do fim do dia. A senhorita poderia, por favor, pedir a algum motorista que venha me buscar? Estarei esperando na praça da estação.
- Pois não, senhor
- Estou aguardando. Muito obrigado..
Em seguida,a telefonista liga para o almoxarifado da prefeitura, onde ficam os carros e os motoristas, e passa as informações. Afinal, é um reunião com o prefeito. E autoridade não pode esperar.
O carro sai . Como as estradas municipais estão em perfeitas condições, para encurtar o caminho, passa por Cisneiros, Itapiruçu e Angaturama.
Chegando em Recreio, vai direto para a praça da estação, onde nosso personagem espera com certa ansiedade. Ele cumprimenta polidamente e entra no carro.
Ao chegar em Palma, pede que o motorista o deixe, inicialmente, na esquina da Rua Dr. Victor Ferreira com Heitor Barbosa. (ainda não existia o calçadão). Ele agradece, desce do carro
.- Obrigado. Diga ao senhor Prefeito que daqui a pouco estarei lá para nossa reunião.
Se o prefeito fosse , realmente, esperar por ele, estaria no gabinete até hoje. Por lá, ele nunca apareceu.
Quando o motorista o deixou na esquina, ele atravessou a rua e foi direto para o bar .
- Me dá uma branquinha.
De um só gole, virou a cachaça.
- Outra, por favor.
Mais uma gole. Entre um e outro,um bate-papo. O dono do estabelecimento, então, pergunta:
:-Quem é o senhor?
- O Senhor não me conhece?
-Não.
Nosso personagem estufa o peito, empina o nariz, ajeita o blazer, imposta a voz e, com ar de quem se considera e é a pessoa mais importante do mundo, responde.
- Eu sou ASTÉRIO BARBOSA.

( Esta historinha é baseada numa “ causo”
contado pelo Binha do Benamor)

3 comentários:

Diana disse...

Beto, precisamos achar uma foto do Astério Barbosa!!! Quando eu tinha meus 5 anos, era só escutar a voz dele que eu corria para debaixo da cama,rsrsrs... muitas crianças tinham medo do Demá...eu não, meu medo era do Astério Barbosa,rsrsrs!!! Ô tempo bão, sô!!!

Sonia Canellas disse...

Eu me lembro desse personagem!!! Figuraca!!! Acho dificil aparecer outro....

Unknown disse...

Ou Cazinho disse:

O Astério Barbosa era uma figura!!!! E tinha ótimos dentes, pois descascava coco com eles!!!