quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


Lixo, desmatamento, rede de esgoto, destruição dos nossos mananciais ,aquecimento global , educação ambiental, engajamento dos poderes públicos a favor do meio ambiente e conscientização da população em geral foram alguns dos temas discutidos por mais de 50 pessoas, representantes de várias comunidades do município de Palma, que se reuniram, no dia 22 de fevereiro, no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças , num encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2011. O tema da Campanha deste ano, a ser lançada em todo o país no dia 9 de março, é Fraternidade e a Vida no Planeta com o lema “A criação geme em dores de parto”.
O secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, no ano passado, quando apresentou o texto-base da campanha , deixou claro que ”o objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”, declarou o padre
A Campanha da Fraternidade foi lançada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) há 48 anos e a cada ano coloca em discussão, no Brasil inteiro, temas de interesse nacional. Também todos os anos divulga a Campanha por meio de cartazes, na maioria das vezes, impactantes.
Neste 2011 o cartaz traz como ilustração um rio poluído, uma indústria, chaminés “cuspindo”fumaça. Mas traz, em contraponto, vegetação verde, viva e uma borboleta, mostrando que podemos ainda vislumbrar com a esperança de novos e melhores tempos.
A Campanha 2011 se coloca em sintonia com uma cultura que está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, conclamando todos a atitudes de respeito pelo meio ambiente e ao reconhecimento do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazermos do nosso planeta o paraíso descrito na Bíblia , hoje tão distante de nós, mas que ainda podemos tornar real se despertarmos para os problemas que já nos atingem tão de perto..
Sob a coordenação do nosso pároco, Padre Eduardo , auxiliado por Silvania Borçali, Lucas, Bruna e integrantes da Renovação Carismática Cristã, a explanação sobre o texto base foi acompanhada pela comunidade ( professores e professoras, donas de casa, jovens, agricultores, comerciantes, funcionários públicos e pessoas ligadas, de alguma forma, a questões ambientais.
Ficou claro que o que compete a nós como participantes da igreja é ajudar a preservar a vida do planeta, o que foi evidenciado nas exposições feitas por representantes dos vários grupos que se reuniram para a discussão do texto e do tema da campanha.
Em Palma, o que mais necessitamos, segundo as conclusões deste primeiro encontro é um trabalho constante de conscientização e educação ambiental com foco principalmente na questão do lixo e na preservação do nosso Ribeirão Capivara ( o que este blog já vem alertando há algum tempo).
Mas, o que mais interessa à nossa comunidade, certamente, é a educação ambiental, o reconhecimento das nossas limitações e as nossas obrigações como seres que necessitam do meio ambiente preservado, e acima de tudo respeitado, para que tenhamos vida com qualidade.
Ao final do encontro, foram formados novos grupos para que seja dado andamento às propostas feitas, tanto na parte litúrgica como na parte social e política da campanha, buscando o envolvimento da sociedade em geral e do poder público municipal.


Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.



A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma.

Nenhum comentário: