sábado, 29 de janeiro de 2011

PALMA GANHA UMA UNIDADE DA REDE FARMÁCIA DE MINAS E MEU PAI, OLIVEIROS FREITAS PINTO, É O GRANDE HOMENAGEADO


Selo comemorativo da inauguração da
Farmácia de Minas oliveiros Freitas Pinto


José Alberto (Beto Metri) Metri Pinto
agradeceu a homenagem, em nome da família de
Oliveiros Freitas Pinto.
Paulo André, Heloisa, Maria José, Geraldo, Oliveiros Heleno e Laís
Farmácia Oliveiros Freitas Pinto
Beto, Geraldo e Laís
Descerramento da placa.
O Prefeito Carlos Roberto (Beto do Taliba) homenageia
Vilma de Oliveira Freitas e Elisa Silveira de Carvalho e os farmacêuticos
Nicanor Barbosa do Amaral e Aristides Correia dos Santos.
Na foto: Beto do Taliba, Vilma, Heloisa, Elisa, o vice-prefeito José Francisco Titoneli e
Lygia Maria, neta do Sr. Nicanor.

Heloisa, Maria José, Beto, Geraldo, Oen e Laís.

O descerramento da placa da unidade da Farmácia de Minas de Palma, feito pelo prefeito Carlos Roberto e Heloisa, filha do homenageado, Oliveiros Feitas Pinto.
A placa

O dia 28 de janeiro foi marcado por uma forte emoção.

A Prefeitura Municipal de Palma inaugurou uma Unidade da Farmácia de Minas e lhe deu o nome de OLIVEIROS FREITAS PINTO. Estiveram presentes várias autoridades do município além de muitos visitantes. Meus familiares, os irmãos Geraldo (Alau), Heloisa (Isa) Oliveiros Heleno (Oen), Paulo André, meu cunhado, Laís, Minha cunhada e Maria José , minha esposa e muitos primos e primas, filhos e filhas dos irmãos e irmãs de meu pai. Muitos amigos marcaram presença, aumentando ainda mais a emoção que sentimos.

Eu fui o escolhido, pela família, para fazer os agradecimentos, o que fiz com muito prazer, alegria e emoção. Aliás, EMOÇÃO foi o que mais se viu na maioria da pessoas presentes.

O Prefeito Beto deixando de lado a formalidade , deixou o coração falar. O Secretário de Saúde, Roger Hungria de Paula também fez uma sincera homenagem. E eu, além de ter sido chamado para cortar a fita inaugural da farmácia, o que me deixou ainda mais feliz, fiz o meu agradecimento, que reproduzo a seguir.

Quero, em meu nome e de toda a minha família, agradecer por esta homenagem feita ao meu pai, Oliveiros Freitas Pinto.

E dizer que, como pai, ele foi um homem completo, com todas as qualidades e defeitos. Por isso sempre que posso, rendo a ele minhas homenagens. Ele foi duro, até ríspido, quando precisava ser, e foi mais doce do que o mel, quando queria e devia ser. Foi um pai exemplar.

Mas o Oliveiros que está, hoje, sendo homenageado, é o Seu Oliveiros do Posto de Saúde, o Oliveiros funcionário público. E nesse aspecto, também, ele foi exemplar.

Quase sessenta anos atrás, foi inaugurado o Posto de Saúde em Palma. Na época, chamava-se até Posto de Higiene. E, quase desde o início da existência do Posto, Oliveiros começou a trabalhar, exatamente no mês de janeiro de 1954. No início eram ele, Dr. Thales, Ciro de Castro e Seu José Barbosa de Carvalho. No fim daquele mesmo ano, sem o Seu José que falecera, juntaram-se ao grupo a Vilma de Oliveira Freitas e Dona Elisa da Silveira Carvalho..Aquela equipe trabalhou muito. Todos faziam um pouco de tudo.

E Oliveiros trabalhou muito. O cargo que ocupava? VISITADOR SANITÁRIO. Mas...

Injeções? Oliveiros aplicava. Vacinas? Oliveiros fazia. Parte burocrática? Oliveiros fez. Curativos? Seu Oliveiros fazia. Marcação de consultas? Oliveiros marcava. Vigilância Sanitária? Lá estava o Oliveiros. Dispensação de medicamentos. Oliveiros fazia.

Tudo com muito respeito pelo povo que necessitava daqueles serviços, numa época em que Palma tinha duas farmácias, do Seu Aristides e do Seu Nicanor, não possuía hospital e a população do nosso município era muito maior do que a de hoje.

Depois vieram novos funcionários para o Posto de Saúde. Vieram a Bernadete Marquito, a Maria do Carmo, conhecida como Dedé, a Maria Amélia, a conhecida Mena, a Maria Carla e a Rita que infelizmente não está mais entre nós. E o Oliveiros estava lá. Sempre muito considerado pelos antigos companheiros, respeitado pelas novas colegas de trabalho e querido pelas pessoas que procuravam o Posto de Saúde.

Por isso é que como filho do Oliveiros e amigo dos homenageados ,

fico sensibilizado , agradecido e comovido com as homenagens.

E, como cidadão palmense, fico envaidecido e orgulhoso por tão justas homenagens. Afinal, todos merecem.

(Abaixo, placa que, gentilmente, o Prefeito Carlos Roberto (Beto do Taliba) mandou confeccionar para cada um dos filhos de Oliveiros Freitas Pinto)


9 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana Beto! Merecida homenagem, fiquei feliz!!! Conheci e admirava muito seu pai.
Um dia perdido a cavalo lá pelas bandas da fazenda de vocês tive a sorte de encontrá-lo e ele me ensinou como chegar até a estrada de Cisneiros. Grande foi a alegria de encontrá-lo naquele dia. Tinha só 11 anos e não conhecia nada daquela região.
São os causos da velha e querida Palma.
Adolfo Lúcio
Brasília-DF

Anônimo disse...

BETO TODA FAMILIA FREITAS DEVE ESTA FELIZ COM TAO JUSTA HOMENAGEM AO NOSSO SAUDOSO TIO OLIVEIROS E NOS DA VELHA GUARDA QUE TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER NICANOR E ARISTIDES PARABENS TODOS OS FAMILIARES BEIJOS DULCE

Norma Luíza disse...

OI Beto!
Muito justa a homenagem ao tio Oliveiros, ao me avô e ao amigo sr Aristides. Fico feliz por saber que não foram esquecidos.
Não fiquei sabendo da inauguração da farmácia, eu não deixaria de participar; ainda assim, registro aqui meus aplausos aos homenageados e ao prefeito Beto.

Abraço!

Unknown disse...

Justíssimas homenagens.
Parabéns aos administradores pela iniciativa.

Cléverson

betometri.blogspot.com disse...

Parabéns, extensivo à todos os familiares pela justíssima homenagem. Gostava muito do Tio Oliveiros.

Ass.: Paulo Sérgio

Anônimo disse...

Caro José Alberto,
Parabéns a você e toda a sua família pela homenagem, muito merecida.
Grande abraço, Roldão

Sonia Canellas disse...

Muita justa a homenagem ao Sr. Oliveiros, pessoa de bem, a quem muito admirava. Imagino que ele ficou bem feliz, nao so com a homenagem como tambem por ver os filhos juntos, linda familia! Lamento que Felix nao estivesse la´, que pena, só faltou mesmo ele.
Parabens, Beto, pela maneira bonita como voce descreveu seu pai, dcomo você o sentia e amava. Muito lindo!´
Parabens tambem ao outro Beto, o prefeito, pela feliz iniciativa.

Adilson disse...

Beto, talvez você não saiba deste detalhe, talvez até não goste, mas a paixão do seu pai pelo posto era tanta que mesmo depois de aposentado ele ia ao posto, quase todo os dias e as meninas(com muito carinho)o apelidaram de Dourado, sabe o que é?

Abraços
Parabéns

Unknown disse...

Oi, Beto
Parabens a familia. E sempre bom saber das ultimas noticias de Palma. Me sinto presente em tudo que acontece por ai! Continue. Abraços em todos. Palma esta na alma!

Anna Barbosa