segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAIS CORONEL FIRMO DE ARAUJO



Recebi hoje, por e-mail, esta foto

do Coronel Firmo de Araujo Pereira,

importante figura da história do Município

de Palma, assassinado em sete de julho de 1912,

próximo ao Sítio da Praia, Palma.

A foto me foi enviada por Claudio, um descendente do Coronel,

a quem agradeço.


No dia 1º de junho, fez 100 anos

que uma foto de Firmo de Araújo Pereira

( a mais conhecida)

foi colocada no prédio da Prefeitura Municipal de Palma.

Depois de algum tempo retirada da parede,

após pedidos insistentes feitos por este blog,
( e pessoalmente na Prefeitura e Câmara)

a foto voltou a ocupar o lugar que merece

na galeria dos governantes deste município.
Pena que o centenário não foi lembrado.
VAMOS VALORIZAR A HISTÓRIA.
VAMOS PRESERVAR NOSSA MEMÓRIA.
ANTES QUE TUDO VÁ PELO RALO
E NÃO RESTE NADA PARA AS NOVAS GERAÇÕES.
Hoje, 10 de junho, recebi um outro e-mail
corrigindo a informação dada acima:
a foto em questão não é do Coronel Firmo de Araujo Pereira.
É, sim, Do CAPITÃO MANOEL LAXE DE GOUVÊA MENDONÇA,
Comandante da Coluna de Salvação que operou no norte do Estado do Rio - 1912,
conforme me informou, no comentário abaixo, FREDERICO.
A foto consta do livro SERTÕES DOS PURIS - página 577.
Que bom que o assunto está desenvolvendo
tão rapidamente..
Dessa forma, certamente, avançaremos muito
nas descobertas e no conhecimento
sobre essa figura tão polêmica e importante:
o coronel FIRMO DE ARAUJO.

13 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Aliás, conta-se que a colocação da foto foi festiva. Conta p nós sobre isso, Beto!

Anônimo disse...

Prezado Beto,
Há um engano. A foto é do Manoel Laxe de G. Mendonça, conforme o livro "Sertões dos Puris" mostra em sua pag. 577.
Manuel Laxe´foi o chefe do "Grupo da Morte" que matou o Coronel Firmo em 1912.O autor do livro por sua vez
denomina o grupo de "Coluna da Salvação"
Abraços do
Frederico

AngelMira disse...

O Frederico (seria o nosso amigo Fred?)tem toda razão. Aliás, ele apontou a fonte, mas pelo nariz pode-se observar a diferença.

Plinio Alvim disse...

Olá, Beto. Vez em quando olho seu blog. Parabéns, muito legal. Gosto mais da parte histórica. Sou de Leopoldina, estive muito tempo no Rio e moro em Além Paraíba-MG. Descobri que minha vizinha, Sandra, é sua amiga. Tivemos agradável papo sobre Palma. Pesquiso a história regional há 28 anos, sobre a qual tenho farto material; inclusive 3 ou 4 livros sobre Firmo de Araújo e Grupo da Morte. Além de um exemplar daquele 'histórico, lendário e famoso jornal impresso em tecido', A Matta, de 1910, comemorativo do aniversário do Coronel. Meus antepassados paternos são palmenses; alguns, citados em textos sobre genealogia e/ou sobre os primórdios de Palma. Ainda tenho parentes morando aí. Esta foto do Cel. Firmo é a mesma que está no referido jornal. Concordo com você; ele é uma figura emblemática da história local. Não cabe a nós julgar as suas ações. Seria também um crime (igual aos que lhe são atribuídos)tentar apagar o seu nome da memória palmense e regional.Um abraço, Plinio Alvim.

Unknown disse...

parabens pela homenagem ao meu tataravo gostaria de saber mais sobre ele abçss

Unknown disse...

parabens pela homenagem ao meu tataravo gostaria de saber mais sobre ele abçss

Lúcio disse...

Olá,Beto, sou tataraneto de Firmo e meu avó, no caso neto de Firmo ainda é vivo.Fiquei sabendo a pouco sobre a história de Firmo de Araújo, e gostaria de saber onde posso encontrar os livros que você sitou sobre |Firmo e sua história.

beto metri disse...

Lucio, entre em contato comigo pelo meu e- mail:
betometri@ig.com.br

Unknown disse...

Olá Plinio. Qual o none desses 3ou 4 livros que você citou que possui sobre a tal historia?

Maria Antonia Moura Leonardo disse...

Adorei saber que meu Bisavô Manoel Laxe Gouvêa de Mendonça na net.Pensei que spo tínhamos o Livro Sertão dos Puris e o que meu pai,avós e tios me contaram sobre ele.Tenho o Livro como relíquia familiar e saber a história dos meus antepassandos é muito bom.Parabéns pelo Blog

Amélia Luz disse...

Pesquiso sobre o Coronel Firmo de Araújo e fico cada vez mais curiosa em saber mais sobre essa figura lendária que revolucionou a Zona da Mata de Minas e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Penso que ao reportarmos aos tempos dos coronéis e seus poderes centrados na extensão de suas terras e na autoridade que isso lhes trazia poderemos melhor entender o que se passou nos idos 1912. Firmo manobrava homens e situações conflituosas dada a sua destacada figura na política local. O voto de cabresto pelo medo, pela imposição. Poderoso? Político influente? Bandido? Benemérito da cidade? Homem influente na região e no estado? Perguntas frequentes que nos deixam à exposição das dúvidas que ocorrem ao lermos o restrito material que registra a sua história.
Mesmo assim, Firmo é um mito, capaz de se manter vivo cem anos depois da sua morte.

Sou Amélia Luz, professora e pesquisadora e moro em Pirapetinga/MG - município vizinho a Palma.

Amélia Luz disse...

Pesquiso sobre o Coronel Firmo de Araújo e fico cada vez mais curiosa em saber mais sobre essa figura lendária que revolucionou a Zona da Mata de Minas e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Penso que ao reportarmos aos tempos dos coronéis e seus poderes centrados na extensão de suas terras e na autoridade que isso lhes trazia poderemos melhor entender o que se passou nos idos 1912. Firmo manobrava homens e situações conflituosas dada a sua destacada figura na política local. O voto de cabresto pelo medo, pela imposição. Poderoso? Político influente? Bandido? Benemérito da cidade? Homem influente na região e no estado? Perguntas frequentes que nos deixam à exposição das dúvidas que ocorrem ao lermos o restrito material que registra a sua história.
Mesmo assim, Firmo é um mito, capaz de se manter vivo cem anos depois da sua morte.

Sou Amélia Luz, professora e pesquisadora e moro em Pirapetinga/MG - município vizinho a Palma.

Unknown disse...

Ele também é meu tataravô por parte de mãe! Minha mãe chama Luiza em homenagem a filha dele!