segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FOLIA DE REIS - O SOM DE FIM-DE-ANO







Os ouvidos atentos ainda procuram descobrir de onde vem o som da sanfona, do pandeiro, das violas e violões, do bumbo e dos gritos de criança.
Aquele som que se repete desde a noite do Natal, continuadamente. Sem parar. E mesmo que pare, a gente sente o ritmo forte dentro da cabeça.E agora, ele ainda continua. Mais forte.
Parece que vem da Rua Maria Eloy. Não. Parece que ainda está na Rua do Caparaó. Mas parece que também vem vindo um som lá dos lados do pontilhão.
A gente sai para a rua. A gente sai pela rua à procura. E quando encontra é uma volta ao tempo de infância, quando a gente ia atrás do medo pra depois correr dele e falar que o venceu.
E vem à mente aquelas lendas que o meu pai contava, que as crianças repetiam umas para as outras, que a empregada lá de casa desfiava como se fosse a mais pura verdade: que o palhaço tinha acordo com o capeta; que quem entrava na folia pra ser palhaço, tinha que repetir por sete anos ou seria amaldiçoado... e por aí.
Mesmo que agora a gente saiba que o palhaço é um personagem que, na história contada pela folia, existe para tirar a atenção dos soldados de Herodes que perseguiam os três reis magos na intenção de descobrir onde nascera o menino Jesus, mesmo que existam tantas explicações, ainda fico com as lendas e os medos que me povoam a mente e com as lembranças da minha infância.
E vamos lá, correr atrás do som e procurar o palhaço, pra depois correr dele.
E que ele não venha me tirar o encanto e mostrar a sua cara. Quero o susto daquela máscara feita com pele de cabrito , as fitas do chapéu que balançam com o andar cadenciado, as roupas coloridas, os versos cantados e repetidos em cada casa que a folia visita.
E vamos lá.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Beto.Antes de tudo gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog...muito legal e autêntico. Nossa cidade precisa de alguém com idéias como a sua. E quanto a folia confesso que neste final de semana acho que não teve como passar despercebida a folia e seus palhaços,mas com um porém...Eu e meus familiares ficamos pensando... o batuque não eh mais o mesmo ... os versos e as tradições estão sendo esquecidos e substituídos por um ritmo acelerado ,como se fosse escola de samba... tudo bem a iniciativa é a que conta,mas uma pena que a "tradicional" venha se misturando as novas "modas" e se perca um pouco.Contudo é inevitável diante da rapidez e a miscelânia de sons, ritmos, cores ,que nos são oferecidos hoje...Enfim! Valeu pela folia...a de hoje não será igual a de amanhã e assim consequentemente...

Sonia Canellas disse...

Saudade danada, Beto, de correr do palhaco!!!! Por isso te peco, de novo, pra dar uma corridinha dele por mim. Mas nao se esqueca de avisar ao palhaco que essa corrida eh pra Soninha...
Beijos para todos.
Soninha