quarta-feira, 3 de novembro de 2010

tem DÓ - e tem muito mais.



DÓ COM AS FILHAS
DÓ E SEU MACAQUINHO DE ESTIMAÇÃO

Hoje eu lanço uma idéia , uma sugestão ao poder público municipal: vamos resgatar os nomes populares de nossos logradouros. Muitas ruas em Palma têm denominações que homenageiam personagens importantes da nossa história. Mas o povo tem suas denominações de coração. Não estou sugerindo mais trocas de nomes. Estou apenas dando a idéia de que, junto às placas com as denominações oficiais, sejam afixadas outras com os nomes pelos quais tais logradouros são conhecidos . São nomes pitorescos ou nomes que lembram antigos moradores daquelas ruas.

A rua Ricardo de Souza Barros é conhecida como Rua do Ouro, um trecho de subida da Rua Dr. Costa Reis é o Morro da Nicota, Morro do Binuca é o nome popular da Rua Flodimira Maia dos Santos Titoneli, a Travessa Floriano Peixoto é o Morro da Serraria, a Rua Adriano Raimundo é conhecida por dois nomes: o trecho que vai da Rua Dr. Costa Reis até a Rua Tiradentes é conhecida como Rua do Sapo e o trecho que vai da Costa Reis até a Rua Santo Antonio é o Morro dos Cabritos, Buraco da Raimunda é o nome pelo qual é conhecida a Travessa Nilo Pinto.

A Rua Floriano Peixoto é sempre citada como Rua do Dó. E quem foi o Dó? Um antigo morador , de nome Lucidoro Rodrigues Pereira, uma personagem importante na história de Palma .Ele era filho do Coronel Peregrino Rodrigues Pereira e de Dona Anna Peregrino Pereira, sobrinho do Coronel Firmo de Araújo, foi coletor de rendas no município, nomeado em 1913, morou num imóvel da rua Floriano Peixoto e ainda morava na mesma rua quando faleceu.

Foi feito um comentário, por Engeline, que pode ser lido logo abaixo, alertando para o fato de que o Dó não pode ser sobrinho do Cel. Firmo de Araújo, pois este era filho único. Tem razão. Mas a informação que publiquei foi passada pra mim por uma neta do Dó. Porém, vale a pena contar que quando o Coronel Firmo de Araujo foi assassinado. no dia 07 de julho de 1912, ele saiu de casa acompanhado pelo "fiel" Lucidoro , pelo Juiz de Direito da comarca de Palma, Dr. Joaquim Rodrigues Seixas e pelo Coronel Jeremias Pereira de Freitas. Havia uma "forte" ligação entre Lucidoro e o Coronel Firmo.

Há muitas histórias a seu respeito, como a de que andava sempre com um macaco nas mãos, tinha um cachorro que levava compras para a casa do dono quando o Dó mandava. Além disso, dizem que o Dó tinha umas galinhas que andavam de ré.

Eu nasci na Rua do Dó. Poucas vezes eu me referi àquela rua como Floriano Peixoto. E, no feriado de 2 de novembro, ganhei de presente de uma neta do Seu Lucidoro - dona Tarcilla, as fotos que publico agora, com muita alegria. Há muito tempo eu desejava conseguir fotos do homem que dá nome à rua onde nasci. Meu agradecimento ao Orenil e à Dona Tarcylla.

Se alguém tiver alguma informação sobre dona Nicota, sobre a Raimunda , sobre o Binuca ou sobre algum logradouro que eu tenha me esquecido de citar, por favor, repasse pra nós nos comentários deste blog. Acho que vai ser muito interessante.


LUCIDORO RODRIGUES PEREIRA,
ESPOSA, Dona Áurea,
E FILHAS, Maria das Dores
e Cora

DÓ COM A FAMÍLIA

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Beto,eu passei a maior parte da minha vida na rua do Dó, e não conhecia nada sobre ele. Que bom...Voce esta escrevendo a história de Palma.Um grande abraço, Dilmeia

Canário do Reino disse...

Parabéns Beto, você é mesmo fora de série em suas pesquisas, descobertas e revelações. Que você continue sendo muito feliz e iluminado nessa sua missão gloriosa, e que compartilha com todos, tantas curiosidades ainda vivas dentro muitos corações. Embora o maior favorecido nessa investida, seja o cidadão Palmense. Mesmo que dentro ou fora de seu prazeroso município.
Obrigado Beto!
Um forte abraço!

Orenil

AngelMira disse...

Olá Beto,
Curto muito o seu blogue e os causos. Uma curiosidade: o Dó é sobrinho do Cel. Firmo, seria o coronel irmão de seu pai? Saberia dizer se ele teve mais irmãos, pq para nós ele era filho único.

beto metri disse...

Angeline,
as fotos que publiquei me foram entregues por uma bisneta do Dó. Ela me disse que o Dó - Lucidoro - era sobrinho do Firmo de Araújo. A história do Firmo diz que ele era filho único. Mas, fica a versão que me foi contada HOJE por Dona Tarsylla. E vou continuar pesquisando. Mas, enquanto houver dúvida, é bom sinal. É mais um motivo pra gente se aprofundar nesse tema tão "provocante".
obrigado e um grande abraço.

Diana disse...

Pelo o que sei o Dó era afilhado do Firmo!! Acho que no livro da Ritinha sobre a vida do Cel Firmo ela cita isso!!Que bom que o blog voltou, já estava com saudades!!!Abraços!!!

Unknown disse...

que saudade bateu vendo essas fotos...saudade das serenatas, dos bailes no TAP, do reservado do bar do Corredor (onde a gente se reunia pra tocar um violão)...bons tempos!!! A gente precisava reviver isso de vez em quando. Parabéns pelo blog, sou fãzaço. abraço.

carlos caldas disse...

Oi, Beto
Meu nome é Carlos Rodrigues Caldas. Sou neto de Antenor Rodrigues Pereira. O Antenor era irmão do Dó e filho do Peregrino Rodrigues Pereira. Vc sabe se havia mais irmãos? Estou fazendo a árvore genealógica da família.
Abraços.