terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O RETRATO DO CORONEL

Palma,  1910.
Cidade em festa.
Muita festa.
Por que?
O paço municipal vai receber um retrato do Coronel Firmo de Araujo Pereira.
Comissões são formadas  na cidade. Uma para convidar o Coronel para o evento.Outra para acompanhá-lo no dia da festa. Enquanto isso outras se empenham nos enfeites das ruas, na ornamentação para o baile, na preparação do chá. Outra ,formada por homens, é responsável pela cerveja e pelos licores. Cada distrito tem um representante para homenagear o Coronel.
Chega o dia primeiro de junho.
Um jornal é impresso em tecido de primeira qualidade e estampa na primeira página o retrato do Coronel.
Tirando os excessos que que a gente vê claramente em alguns dos textos do jornal, vê-se o quão importante era para a cidade a figura do Coronel. Amado? Odiado? Indiferenças quanto a ele? Tudo vale porque daí  concluímos que foi verdadeiramente importante para o município de Palma.
E a foto, inaugurada naquele primeiro de junho de 1910,  data do sexagésimo terceiro aniversário do coronel ainda está lá na parede do paço municipal. Há tempos sumiu por uns meses mas este blog reclamou. E ela voltou. E está lá. Para que ninguém se esqueça de um dos vultos mais importantes da nossa história. Bom ou mau, não importa.
CORONEL FIRMO DE ARAUJO PEREIRA



Exemplar do jornal A MATTA, edição 119, ao III,de 1 de junho de 1910, pertencente ao acervo de
Dr. Mauricio Monteiro, de Miracema-RJ, gentilmente cedido a Roberta Lima Paula que me permitiu copiar
e dividir com os leitores deste blog.
Grato ao Dr. Mauricio Monteiro e à Roberta.
A seguir, o texto do jornal A MATTA.

A MATTA
Redactor: J. Cornélio dos Santos
Órgão Regional
Colaboradores diversos

ANNO III
CIDADE DE PALMA, (MINAS) 1 DE JUNHO DE 1910
NUM.119

HOMENAGEM AO EMINENTE VULTO POLÍTICO

Coronel Firmo Araujo Pereira


Cel. FIRMO DE ARAUJO

Palma, hoje, num bello gesto, como que mostra sobre o peito uma medalha de honroso apreço,o signo de um valor nobilitante, o amuleto de uma afeição entranhada, desvela, no salão nobre do paço municipal, que é o seu PANTHEON, o retrato do Sr. Coronel Firmo Araujo Pereira.
É como se instituísse ali seus deuses lares.
E bem merece essa prova de carinhosa veneração quem , pelo respeito do seu valor, tem-se constituído o protetorado de paz desse município.
Não é isso obra fácil.
Só um punho firme, um impulso seguro na orientação da política municipal seriam capazes do resultado a que se chegou, nos negócios públicos, de um sentir uniforme, calmo, entendido, sem os movimentos alternativos das lutas de campanário e perturbadores da marcha do município.
E tão poderosa é essa sua influência, tão tutelar é exercida ainda  sobre as mínimas cousas, que evoca no ano  feitura especial o tribunal chinez, cuja pictoresca denominação de – Tou-thsa-yang – o tribunal que vela sobre tudo.
Os membros desse colégio usam roupas bordadas e um  capacete de ferro: aquelles para designar as honras conferidas pela sua investidura aos homens notáveis e este a firmeza, a fria imparcialidade  exigidas daquelles que o trazem. Uma bengala pintada de vermelho simbolisa  sua funcção de justiça e ornatos de plumas de cisne branco, que os carros desses censores trazem desde a época dos Thango significa que os factos ainda leves e de pouca monta não deverão escapar à sua atenção.
E ela como, por um acaso, quase sem  o querer, ajustamos nos emblemas acima a vestidura moral do Sr. Coronel Firmo Araujo Pereira, dando por esta forma a representação simbólica  da nobreza do seu caracter patrício, fortemente blindado por uma fibra invencível de estoicismo e abnegação, de sua fria e rígida austeridade, de seus sentimentos justos e alevantados  e da minuciosa analise do seu espírito, perspicaz,  de grande penetração e longas visadas.
NA data de hoje coincide a do seu natalício, dado, às 3 horas e 40 minutos a manhã, no anno de 1847, na fazenda da “Mutuca”, município de Barbacena neste Estado.
Filho legitimo  do Capitão Antonio de Araujo Barbosa, nasceu da exma. sra.  d. Luiza Ermelinda de Araujo, e teve por padrinhos de baptismo o Major Manoel Gomes de Oliveira e sua mulher.
Seus pais, que eram abastados, adqueriram  em 1854,  a fazenda da Fortaleza e para ahi transferiram o domicílio.
Em 1859, matriculou-se na escola do professor Bartolomeu Cordovil de Siqueira e Mello, em Santo Antonio de Pádua, e nella cursou até 1861 suas primeiras  letras.
Em 1862, matriculou-se no Collegio  Victor Renaulth, em Barbacena, iniciando então os estudos de humanidades, os quaes continuou mais tarde com o professor Tertuliano Turíbio de Souza Guerra.
Há quem se lembre, seu condiscípulo, nos tempos em que collegiava em Barbacena de sua figura distinta, esbelta, de pele alva e fina, como um dos rapazes mais bonitos daquella geração.
Consagrou sua actividade á vida agrária, sucedendo a seus Paes no domínio de grandes propriedades agrícolas e constituindo-se senhor de muitas fazendas.
A fortuna que lhe afofou o berço ainda hoje o acarinha.
É um celibatário inveterado.
Dizem que essa sua obstinação é devida  a ter sido contrariado pelo assentimento paterno, à realização de uma pretensão amorosa.
Esse facto dá bem a demonstração  da constancia do seu animo.
Entretanto não levou seus caprichos a contrariar as leis da natureza.
Tem grande prole, que lhe herdaria dignamente seu nome e suas virtudes.
Foi no  visinho Estado do Rio de Janeiro que começou sua carreira política,  como subdelegado do districto de Santo Antonio dos Brotos, hoje Miracema, em 1877.
Em breve foi o juiz de paz do districto, sendo eleito logo após eleitor especial, para as eleições de dous gráos , no colégio de S. Fidelis, sede a que pertencia  aquelle districto e em seguida vereador da camara municipal de Santo Antonio de Pádua.
Isso foi pelo anno de 1885.
A’s balisas que assentava, assenhoreando-se do campo, estabelecendo as téas de sua acção, do lado do Estado do Rio, deveriam corresponder outras tantas, da parte de Minas, e desde 1887, o arraial do Capivara , a nebulosa de Palma, começou a merecer sua atenção.
Fez parte então da commissão constructora da igreja matriz e do cemitério, concorrendo com valioso donativo.
No período de sua formação, os tempos heróicos, o Capivara teve a sua DELENDA CARTHAGO e foi a abertura da rua que tem hoje o nome  do dr. João Pinheiro.
Um grupo de esforçados patriotas, quais o Coronel Jeremias Freitas, o Major Bernardo Magalhães e outros, sustentava  a campanha que durou annos  perante a camara de Cataguazes.
Pois bem: à frente delle estava o Coronel Firmo.
O Capivara era, por esse tempo, um reduto da propaganda republicana.
Uma fagulha do fogo sagrado, que deveria consumir o trono, ardia oculta nos espíritos que o frigia.
Proclama-se a Republica.
Elle tinha o direito da com-antecipação direta e que lhe deveria valer ao seu progresso.
O antigo condiscípulo do dr. Bias Fortes, que era na ocasião o governador do Estado, parte levando uma representação do povo, para Ouro Preto, e aos seus esforços deve-se o decreto da criação de vila, de cujo acto oficial foi o portador, bem como da nomeação da primeira Intendência.
Instituído o município de Palma, o infante tinha direito a essa solicitude paterna, que se prolonga além da geração.
Guia, oráculo, inspiração, mentor, elle o foi.
O município quiz-se apoiar directamente em suas mãos e desde 1900 foi o seu agente executivo, reelegendo-se sucessivamente, nas mesmas funções , até agora e para sempre.
Liberal das antigas milícias seu espírito está sempre ao serviço das nobres lidas  e é a isso que se deve  o ter logrado realização a fundação do fórum dessa Comarca.
Alma grande, é o amigo nas ocasiões difíceis.
Se alguma vez teve applicação prática, de maneira completa, inconfundível, sem falha, sem intermitência, evangellicamente, como um preceito religioso, como um dever, elle o realiza, do provérbio – fazer o bem , não  olhar a quem.
A hospitalidade adoça o trinco da porta de sua casa e não se fecham a cadeado as porteiras da sua fazenda; quem quer lhe mova a aldraba ali tem abrigo.
É neste particular um musulmano.
Entretanto é esse o segredo do seu valimento, do seu prestigio imenso, desse poder misterioso,desse quase  prodígio a que com um aceno seu surgem do chão legiões.
Mais uma consideração e concluiremos.
Filho único de pais ricos sua vontade sempre foi obedecida, o menor capricho lhe era satisfeito.
Contam que por vezes, quando menino, lhe apetecia comer as pernas de uma galinha que elle apontava no terreiro, fosse Ella uma dessas veteranas poupadas ao cutelo culinário e reservadas ao sacrifício no dia das grandes dores da MAITRESSE, e tanto bastava para ser imolada, sem apelação nem agravo, ao apetite infantil.
Aí está como nelle se cultivam a vontade persistente, que não o deixa facilmente modificar os seus propósitos e que em muitos pontos se ajusta, por uma intuição natural,, como a de Frederico, o Grande, rei da Prússia, que por ter-lhe o pai quebrado nas costas  a flauta que por uma vez o surprehendeu tocando, cultivou esse instrumento até a velhice e porque aprendeu o francês às escondidas, foi a língua que escreveu e falou até o fim dos seus dias.
Quel lhe estudar o caráter e as tendências se surpreenderá com a semelhança dos dous na finura dos sentimentos, na bravura cavalheiresca e também nos seus defeitos.
Pra confirmar este conceito ouvimos delle uma vez a consideração, que com aplicação aos seus munícipes reproduzia sem saber (coincidência admirável) a seguinte adorável frase do rei filósofo:” O  meu povo e eu chegamos a uma acordo que nos satisfaz a nós ambos;; Elle diz tudo o que quer e eu faço tudo que entendo.”.

Cópia do texto páginas 1 e 2  do A MATTA.

ESTE JORNAL FOI  IMPRESSO EM TECIDO,  EM HOMENAGEM AO CORONEL FIRMO DE ARAÚJO PEREIRA, POR OCASIÃO DO SEU ANIVERSÁRIO EM PRIMEIRO DE JUNHO DE 1910.














PÁGINA 2

REPRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO
Na homenagem que se faz ao nosso chefe político Coronel Firmo Araujo Pereira os cidadãos desta comarca serão representados nas pessoas das seguintes (ilegível)
DISTRICTO DA CIDADE: Ondina  Agrícola e Hemirene Pereira
CACHOEIRA ALEGRE: Dagmar Rodrigues Gomes
MORRO ALTO: Dalila Campos
TAPIRUSSU: Maria Jacinta de Azevedo
CYSNEIROS: Marietta Gama Lima
A Câmara Municipal será representada pelos srs.: Coronel Gabriel José de Oliveira, Manoel Alípio de Andrade, Major José da Silveira Barbosa, José Mercadante, Manoel de Rezende Carvalho

SALVE 1.6.1910
Data memorável. Os corações dos palmenses estão cheios de júbilo pois hoje é o aniversário natalício  do grande vulto político Coronel Firmo  Araujo Pereira a quem Palma tudo deve.
Não vamos tentar fazer aqui a sua biografia  porque falece-nos dados e competência.
Apenas diremos que o homenageado de hoje é credor da consideração e estima que nós lhe votamos pois s.s. fez jus a ella, levando em conta os grandes serviços prestados a causa pública e particular.
Alma generosa, sempre prompta a praticar o bem.
Os cordões de sua bolsa se estendem em se tratando da mais sublime das virtudes – a caridade.
Chefe polítco de grande prestigio na Zona tudo sacrificando, até mesmo a sua saúde, para levar bem alto o nome e crédito da República, tendo por guia o pacto fundamental de 24 de  fevereiro de 1891.
Eleito por duas vezes presidente e agente executivo da Câmara Municipal desta cidade, tem prestado relevantes serviços.
Modesto ao extremo, muito relutou para que não se realizasse essa manifestação de hoje, inaugurando o seu retrato no paço municipal.
Receba-o pois, s.s. como gratidão de seus comunicipes.
Viva o Coronel Firmo Araujo Pereira!
Palma 1º-6-1910
FRANCISCO COUTINHO

AO BENEMÉRITO SR.
CORONEL FIRMO ARAUJO PEREIRA
A satisfação que me apraz a alma ao ver Palma alegre e contente, por haver chegado o dia feliz de registrar em seu seio a prova de reconhecida gratidão a vossa venerada pessoa leva-me ao  entusiasmo de congratular-me consigo por ver colher no jardim da sua existência mais um trevo para unir ao bouquet do seu viver  e por tão feliz sucesso anhelo-vos a glória, a paz e venturas.
Palma 10-6-1910
JOÃO JUSTO
Para ir a fazenda do Sr. Coronel Firmo Araujo Pereira afim de manifestar-lhe o desejo de seus amigos e convidar-lhe para apresentar-se no dia 1º do corrente no Paço Municipal à 1 hora da tarde partiu dessa  cidade uma comissão composta dos srs. Joaquim Rodrigues Seixas, Pio dos Mares Guia, Evaristo (ilegível), Coronel Nicolau da Costa Matos, Capitão João Trindade de Paula, Coronel Jeremias de Araujo Freitas , Padre Joaquim Rodrigues Cardoso.
Para acompanhar o coronel Firmo  Araujo Pereira de sua fazenda a esta cidade  seguiu no dia 1º a comissão composta dos srs. Capitão Pedro Paulo Alves de Mattos, Antonio Rodrigues d Silva e João Justo.

SALVE 1-6-910
...(ilegível) jamais soube pronunciar o advérbio – NÃO – todos que o procuram encontram sinceroamigo, o protótypo da bondade, sacrificando-se  em prol da comunidade.
Para conhecer-se a data do seu nascimento que ora festejamos prazeirosos, foi preciso pesquisas, tal é a modéstia do homem (ilegível)... líder não aspira o reconhecimento mas a gratidão... estimma do povo.
Congratulo-me com (ilegível) do offerecimento à nossa cidade da photographia do digno presidente da...
Ao Coronel Firmo affectuosas saudações .
Palma, 1º-6-910
Paulino B. de Carvalho.

... de facto, apenas se manifestou a felicíssima idéia brotada em corações amigos de se colocar no paço municipal o retrato de quem o respeito e  (ilegível) de todos palmenses consagrar4am, viu se accorrerem um por um é que todos os seus amigos – o que quer dizer todos os habitantes de Palma – para concorrerem para que tivessem o brilho desejado os festejos.

... e claramente se observa  no aspecto de todos a alegria encontesta de ver  homenageado o... cidadão que não tivesse outro merecimento – tornou-se credor do respeito de todos por manter durnte os períodos mais agitados da política a família palmense ligada e coesa.
E esperamos ser-lhe-á muito grata essa demonstração solene de que todos nos ligamos para vir-lhe dizer que em cada peito dos que o irão esclamar ele tem... um altar... se comunga a hóstia santa da amizade, do respeito e da veneração.
Palma 1-6-910
Antonio Rodrigues da Silva

COMISSÃO DE CONVITE
Padre Joaquim Rodrigues Cardoso, Capitão Antonio Agrícola dos Passos, major João Cornélio dos Santos.

COMISSÃO DE RECEPÇÃO DOS MÚSICOS E DEMAIS CONVIDADOS
Capitão Manoel de Mendonça, major Euzébio Ferreira de Souza, capitão Christalino Gonçalves Campos, capitão Mario José Rodrigues Sobrinho, capitão Balduino Guimarães Junior e capitão Antonio Rodrigues da Silva

COMISSÃO DA RECEPÇÃO DO BAILE
Olegário de Araújo Pereira, José  de Paula Moreira, Antonio Rodrigues da Silva, Joaquim Carlos Guedes, Francisco  de Freitas Lima Junior, Azarias Varella de Azevedo,  senhoritas Zelinha Renaut, Balbina Mendonça, Inah de Araujo Pereira,( ilegível)

COMISSÃO DE ORNAMENTO
... Enrique Gonçalves Campos, Francisco Gomes da Silva, Polycarpo Rosa, Baptista de Assis, Hugo Renault, auxiliados pelas distinctas senhoritas  Zelinha Renault, Raquel Guimarães, Hilda Agrícola e Zanira Agrícola.

COMISSÃO FISCALIZADORA DO CHÁ
Exmas. Sras. d.d  Áurea Rodrigues de Medeiros e Amélia Campello de Almeida e as exmas. d.d  Ernestina Campos e Amélia Mattos encarregar-se-á da secção de licores para as senhoras e os srs.Francisco Coutinho e Baptista de Assis ficam encarregados de cerveja, licores e mais para os homens.

COMISSÃO DE ENFEITE DAS RUAS
Camillo de Souza Ferreira, José Albertino Teixeira, Florêncio Correia de Lacerda e Francisco Jacintho Barbosa,



A página três traz a seguinte homenagem:



HONRA AO MÉRITO

GLORIFICAÇÃO Á TENACIDADE

Página dedicada ao impoluto republicano



Coronel Firmo Araujo Pereira

Digno Presidente da Câmara Municipal de Palma




No dia da homenagem que lhe dedica o povo deste município em razão do seu aniversário natalício.


Ao bom chefe ao dedicado amigo e ao firme companheiro de lutas políticas apresenta o


REDACTOR D’A MATTA

AS SUAS SAUDAÇÕES PELO DIA DE HOJE

SALVE 1º DE JUNHO DE 1910 SALVE































7 comentários:

Unknown disse...

Vlw Beto... Obrigada pela ajuda...
Meu trabalho está praticamente concluído... ano que vem vamos comemorar o centenário da morte do Coronel...

Unknown disse...

Vlw Beto... Obrigada pela ajuda...
Meu trabalho está praticamente concluído... ano que vem vamos comemorar o centenário da morte do Coronel...

Anônimo disse...

Pesquiso a história regional há quase 30 anos, sobre a qual tenho farto material; inclusive 3 ou 4 livros sobre Firmo de Araújo e o Grupo da Morte. Tenho também um exemplar desse 'histórico, lendário e famoso jornal impresso em tecido', A Matta, de 1910, comemorativo do aniversário do Coronel, herdado de meu pai, Prof. João Batista de Castro Alvim, miracemense, falecido em 1987, em Leopoldina, onde viveu mais de 40 anos. Meus outros antepassados paternos são palmenses; alguns, citados em textos sobre genealogia e/ou sobre os primórdios de Palma e de Miracema. Firmo é uma figura emblemática da história local e regional - de relevante participação na definição dos limites interestaduais Rio-Minas. Não cabe a nós julgar as suas ações (seus contemporâneos já o fizeram - e o condenaram à morte), mas é importante deixá-las registradas. Plinio Alvim.

Flávio Azevedo disse...

Meu avô, azarias Varella de Azevedo, aparece na comissão do baile. Ele morou em palma como farmaceutico recem formado. depois se transferiu para S. Francisco do Glória, onde foi farmaceutico, escrivão e vereador, falecendo em 1959. Grato. Flávio Azevedo

Gilmar Barbosa disse...

Muito bom este material, Beto. Obrigado por compartilhar.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! Sou bisneto do Capitão Antonio Agricola dos Passos, pai de meu avô Dr. Ernani Agricola, nascido em Palma. Se desejar ter mais material sobre ele, médico de renome internacional, estou à disposição. No momento estou doando o acervo dele para a Fundação Oswaldo Cruz. Pode me contactar pelo e-mail abaixo ou pelo Facebook. Grato pela atenção, afetuoso abraço, Arnaldo.

Unknown disse...

Meu e-mail: arnaldojazzstation@gmail.com