quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

JUNHO DE 1952 -INAUGURAÇÃO DO TELÉGRAFO EM PALMA

 LIVRO DE ATAS
ATA DE INSTALAÇÃO DO TELÉGRAFO
NA AGÊNCIA DE PALMA
EM 29 DE JUNHO DE 1952















 Abaixo, notícia sobre a instalação do Telégrafo em Palma
publicada no Jornal palmense  DEFESA, 
de 6 de julho de 1952


PALMA EM FESTA

O município de Palma atravessa, efetivamente, neste momento, uma fase de grandes atividades em sua vida administrativa, dados os bons propósitos que animam os homens que estão à frente dos seus destinos, procurando por todos os meios prover as nossas necessidades e resolver todos os nossos problemas, graças à bôa vontade e à visão esclarecida do nosso eminente Governador Sr. Juscelino Kubitschek – esse espírito de escól  e administrador de pulso que tanto tem feito, em tempo relativamente curto, por Minas e seu laborioso povo, e cujo nome já se projeta de modo tão simpático pelo Brasil afóra.
Ainda domingo passado, por entre espansões festivas e imensa alegria, viveu o nosso município um dos mais expressivos e importantes dos seus dias, com a inauguração dos serviços do Telégrafo Nacional, então realizada, com a presença de altas autoridades do Estado e do Município e toda a nossa população – tão amante de sua terra e ciosa de suas prerrogativas de povo civilizado e que sabe corresponderá SUA ânsia de ordem e de ordem e de progresso.
O dia 29 de junho de 1952 ficará indelevelmente marcado no coração de todos os palmenses pela lata significação de que se revestiu   para a nossa sensibilidade.
Às 10 horas, chegavam a comitiva oficial e os convidados de honra para os festejos programados, sendo todos recebidos com as maiores demonstrações de estima e grande júbilo.
Entre os distintos visitantes que foram recebidos pelo Cel. Antonino Barbosa, prefeito municipal, Sr. José de Paula Freitas, vice-prefeito, cel. José Barbosa do Amaral, presidente da Câmara Municipal, srs. Vereadores e demais pessoas gradas, conseguimos anotar as seguintes: deputado Carlos Luz, que se empenhou a fundo pela conquista que se  festejava; deputado Luiz Maranha, dedicado amigo de nossa terra; o dr. José Justino de Menezes Junior, representando o Sr. Diretor Regional dos Correios de Juiz de Fora, dr. Orlando Pimentel Machado, dr. João Faria Junior, secretário do Sr. Diretor Regional, dr. Benedito Campos, Chefe de Linhas e Instalações, dr. Marino Marine, Inspetor Regionl, Sr. Mario Cruzeiro,chefe de turma de Telégrafos e outros funcionários.
Na Coletoria Estadual, foi inaugurado o retrato do Sr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a presença dos srs. Deputado Carlos Luz, Deputado Luiz Maranha, dr. José Justino de Menezes Junior, da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos de Juiz de Fora , sua comitiva, funcionários, Sr. Prefeito Municipal, Presidente da Câmara, Vereadores, etc. Discursou o Sr. José Marinho de Araújo, Escrivão da Coletoria, enaltecendo as qualidades do Sr. Governador.
No Salão da Câmara Municipal foi inaugurado, também, o retrato do Sr. Governador. Foi descoberto pelo Cel José Barbosa do Amaral, que deu a palavra ao deputado Luiz Maranha. Este relembra a passagem do governador por esta cidade, na ocasião da campanha que fez como candidato ao Palácio da liberdade. Assumiu Dr. Juscelino com o deputado Carlos Luz e o povo de Palma, a dar a Palma, o que ela necessita. Dr. Juscelino vem cumprindo a palavra: a ponte de Itapiruçu está em início de construção, a vila de Itapiruçu terá seu prédio escolar, a estrada Palma-Laranjal tem o seu serviço de locação terminado, serão construídos os prédios escolares na vila de Cachoeira Alegre e da futura vila de Silveira Carvalho . Terminada a oração,o deputado Carlos Luz ergueu um viva ao Governador Juscelino.
Ao meio dia, realizou-se a bênção das instalações dos Correios e Telégrafos, à rua Vitor Ferreira, administrada pelo padre Alberto Perilo.
Cortou a fita inaugural o deputado Carlos Luz. Fez o discurso inaugural o dr. José de Menezes Junior, representando o Sr. Diretor dos Correios e Telégrafos. Saudou as autoridades e o povo de Palma.
Toma a palavrão dr. Jofre Batista de Castro, promotor de Justiça da comarca, em nome do cel. Antonino Barbosa de Castro e Silva, prefeito municipal. Agradeceu a presença de tão ilustre comitiva ao ato inaugural. Felicitou o Dr. Carlos Luz, a ensejo de suas bodas de prata que se registraram no dia 30 de junho último.
Fala o deputado  Luiz Maranha. Dá mais uma boa notícia aos palmenses: de queo deputado Carlos Luz no próximo orçamento da União pleiteará verba para a construção do prédio destinado aos Correios e Telégrafos de Palma. Encerraram as solenidades as palavras do deputado |Carlos Luz, afirmando que, os ansêios  de Palma têm tido éco do Senado e na Câmara Federal: daí as instalações dos Correios e Telégrafos que se inauguravam. Relembra as palavras do governador Juscelino. Suas promessas estão sendo realizadas, está em vias de início o trabalho de construção da estrada Palma-Laranjal. Fazia parte do programa da festa que se realizava a colocação do marco assinalando o início dos serviços de abertura da estrada, mas motivo de doença na pessôa  do governador não o poude realizar.Mas, em breves dias, ele há-de vir pessoalmente, assistir a efetivação de tão grande melhoramento para esta zona, mas sem banquetes, sem atavios e sem alardes. Saúda as pessoas dos dois esforçados chefes do executivo palmense: cel. Antonio Barbosa de Castro e Silva e cel. José Barbosa do Amaral.
Todos os oradores salientaram o significado e o valor do serviço que se inaugurava e os seus benéficos reflexos na vida municipal, e cuja conquista se deve aos esforços do nobre parlamentar, deputado Carlos Luz, prestigioso representante de Minas na Câmara Federal.
O ato causou intensa repercussão popular.
Na residência do cel. José Barbosa do Amaral foi, a seguir, servido um lauto almoço aos convidados oficiais, enquanto no páteo  do Grupo Escolar um suculento churrascoera oferecido a todo o povo.
Mais tarde teve logar a parte esportiva no campo do “C.A.Palmense”.
Palma está dêsse modo ligada pelos fios telegráficos a todo o território brasileiro, fato que deve constituir uma íntima e patriótica satisfação para todos nós que a ela temos amor e dedicação.

PUBLICADO NO JORNAL A DEFESA,  DE  6 DE JULHO DE 1952.

Obs.: depois do comentário do Roldão foi que eu vi que fiquei devendo um agradecimento ao Luiz Fernando.
Muito obrigado. (  ao Roldão , pela lembrança e ao Luiz Fernando pela Ata de instalação,tão gentilmente cedida e este blogueiro)

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro José Alberto,

Como sempre, artigo muito interessante. Parabéns pelo interesse em cuidar do passado da nossa cidade.
Espero que o Luiz Fernando dos Correios veja a matéria, que terá para ele interesse especial.

Grande abraço, Roldão