terça-feira, 20 de dezembro de 2011

2012 ESTÁ BATENDO À PORTA

Está chegando 2012, o ano do 
CENTENÁRIO DA MORTE 
DO
CORONEL FIRMO DE ARAÚJO PEREIRA
grande e importante figura 
na história do MUNICÍPIO DE PALMA.
Transcrevo, abaixo, um comentário feito por Plínio Alvim, que vem reforçar as opiniões que tenho sobre esta grande personalidade da nossa história.
 ..."Firmo é uma figura emblemática da história local e regional - de relevante participação na definição dos limites interestaduais Rio-Minas. Não cabe a nós julgar as suas ações (seus contemporâneos já o fizeram - e o condenaram à morte), mas é importante deixá-las registradas. Plinio Alvim."

Um comentário:

Victor Hugo do Carmo disse...

Amigo Beto,
Desde a minha infância e juventude, a figura do Coronel Firmo de Araujo povou minha imaginação. Andei lendo algumas coisas que se escreveram sobre ele, principalmente "Os Justiceiros..." e ouvi de contemporâneos dele longas histórias, sempre, ou quase sempre, apresentando-o como o "homem mal", cruel e impiedoso. Não há duvída que a estória foi produzida pelos seus "vencedores". Este humilde escriba já andou fazendo ficcção em cima da imagem dele. Meu pai, v. me mandou a notícia, foi jurado no julgamento dos sesu assassinos, mas até agora ainda não sei se os absolveram ou condenaram. Acho apenas Beto, que fazer justiça ao Coronel é mostrá-lo o mais possível parecido daquilo que ele foi e fez.