sábado, 19 de setembro de 2009

QUEM TEM MAIS DE CINQUENTA AÍ???

Anúncios dos cigarros Luiz XV e ANTISARDINA, na Revista do Rádio ,
edição de 14 de janeiro de 1961













Quem tem mais de 50, com certeza já teve um terninho marinheiro ,uma calça saint tropez, já se fantasiou de tirolesa ou de pirata,ou já foi a algum baile nos tempos da jovem guarda com camisa de fru-fru ou calça com boca de sino e sapato com salto carrapeta.
Quem, com mais de 50 anos, nunca dançou Perfume de Gardênia, Perfídia, La Barca, de um long play da gravadora Odeon, Copacabana ou RCA Victor, rodando numa eletrola ou numa radio vitrola, num clube de cidade de interior, nas vozes de Bienvenido Granda e Lucho Gatica?
Quem tem hoje mais de 50 anos e não conheceu ou fez pose, tendo nas mão um cigarro Lincoln, Kent, Beverly ou Luiz XV?
Você, que tem mais de 50 , certamente já usou Brilhantina Glostora , Royal ou até mesmo Gumex, que deixava o cabelo super-armado Pode também já ter usado Óleo de Ovo, Óleo de lavanda Bourbon ou Óleo Dirce.
Quem, com mais de 50, não dormiu uma noite num colchão daqueles estampados, todo costurado com barbante, em cima de uma cama Patente? E , de manhã, acordou com prisão de ventre e não tenha tomado Leite de magnésia de Philips ou Óleo de Rícino?
Quem, com mais de 50 anos, não se lembra das quermesses com serviço de alto-falante e oferecimento de músicas, que não tenha oferecido uma musiquinha com o seguinte texto: alguém oferece pra alguém como prova de muito amor e carinho, e esse alguém deve saber quem?
Você, com 50 anos ou mais deve se lembrar das missas que o padre celebrava de costas para o povo, falando em latim, auxiliado por coroinhas vestidos com batinas, acompanhado pelas crianças da cruzada eucarística infantil, pelas filhas de Maria, pelos congregados marianos, pelas senhoras do Apostolado da Oração . E, se fosse numa missa de sétimo dia ou de mês por algum finado, certamente as mulheres estariam de preto e os homens com uma tira de tecido preto , chamada fumo, pregado no bolso da camisa, na lapela do paletó ou na manga. E não podemos nos esquecer que todas as mulheres usavam véus: as mocinhas virgens usavam véus brancos e as casadas ou viúvas, véus pretos.
Quem, homem com mais de 50 anos, não se levantou um dia pela manhã e não escovou os dentes com Creme Dental Eucalol, penteou os cabelos com pente Flamengo e fez a barba com lâmina gillete?. Depois, com certeza, passou Acua Velva, e vestiu uma camisa de Volta ao Mundo para sair.
Quem, que hoje tem mais de 50, não tomou Cibalena para dor de cabeça, não usou emplastro sabiá para dor nas costas. Certamente tomou banho com sabonete lifeboy ou gessy, usou creme Ponds, passou um talco cashmere Bouquet, fez uso de antisardina (cantando: número um, número dois, número três) e tomou as famosas Pílulas de Vida do Dr. Ross.
Quem, com mais de 50, não se lembra da empregada ou de nossa mãe ou de nossa irmã lustrando os móveis com Óleo de Peroba? E depois de encerar a casa com Cera Parquetina, dar brilho no assoalho com um escovão e colocar as roupas sujas de molho.
Quem, com mais de 50, não se lembra das roupas lavadas com sabão Campeiro ou Sabão em Pó Rinso? Se fossem brancas , a lavagem seria finalizada com uma pedrinha de Anil.
Quem, com mais de 50, nunca viu um pau de sebo numa festa junina?
Se você tem mais de 50, certamente já se encantou por algum trapezista ou por uma rumbeira de circo. Também é certo que já assistiu, no picadeiro ou no palco de um circo, o drama da Paixão de Cristo, O Céu uniu dois corações ou O Ébrio. Mais certo ainda é que chorou.
Quem, com mais de 50, não se lembra da mãe abanando o fogo do fogão a lenha com um pedaço de papelão ou com a tampa de uma panela.. Depois soprava o fogo e varria as cinzas para dentro do fogão com um pedaço de vassoura velha.
Quem, que hoje tem mais de 50, não se lembra do Toddy em lata? Aposto com também já apertou uma latinha de Neocid para matar pulgas.
Quem pode dizer que nunca usou um sapato fox ou Clark com aquela chapinha de metal na ponta e no salto e que, quando chovia, não cobria os sapatos com uma galocha?

Quem, com mais de 50, não tenha uma lembrança a mais do que estas que contei para acrescentar com um comentário divertido?

Palma, 18 de setembro de 2009.





Foto 1 - Cruzada Eucarística Infantil - década de 1950 ( com Frater Ildeu)


Foto 2 - Filhas de Maria - década de 1950 (com Padre Henrique Hesse)


Foto 3 - congregados Marianos - década de 1950 (com Padre Henrique Hesse)


9 comentários:

Sonia Canellas disse...

Nossinhora!!!! Lucho Gatica, Bienvenido Granda, Cruzada Eucaristica, coroinhas, pilulas de vida do Dr. Ross (pequeninas, mas resolvem!), enceradeira de 3 escovas e escovao.... Eita nois, tempinho danado de baum, neh? (terrivel teclado sem acentos, desculpe!) Aos sabados a cidade ate ficava perfumada de cera Parquetina, lembra? E as dancinhas no TAP na ladeira? Era tudo de bom.... Estou adorando esse festival de lembrancas, amigo, pode continuar. Arly nao perde um post! Abraco grande.

Sonia Canellas disse...

Caramba, na emocao acabei me denunciando!!!! Agora todo mundo vai saber que eu tenho mais de 50!!!!! rsrsrsrsrs

betometri.blogspot.com disse...

Lembro das domingueiras, com os Wi Fi, tocando Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps, The Fevers, e prá quem já podia, um Cuba-Libre, com bastante Rum Montilla, dançando quadradinho, dois prá lá dois prá cá e nos sentíamos super dançarinos. Foi uma época diferenciada.

betometri.blogspot.com disse...

Esqueci de assinar: Paulo Sérgio

betometri.blogspot.com disse...

Prá quem tem mais de cinqüenta (com trema, porque quem tem mais de 50 usa trema, até em lingüiça), com certeza, aqui no Rio andou de bonde e essa frase ficou marcada nas nossas memórias: "Veja essa pessoa faceira que o senhor tem ao seu lado, mas acredite, quase morreu de bronquite, salvo-o o RUM CREOSOTADO"

Ass.: Paulo Sérgio

betometri.blogspot.com disse...

Tinha também, aquele jingle inesquecível das Casas Pernambucanas, que era mais ou menos assim:
-Toc, Toc, Toc
-Quem bate??
-É o frio!!
-Não adianta bater, eu não deixo você entrar, nas Casas Pernambucanas é que vou aquecer o meu lar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores, eu vou comprar, nas Casas Pernambucanas e não vou deixar o inverno chegar!!!

Ass.: Paulo Sérgio

Unknown disse...

Oi meu querido...que coisas mais lindas...lava nossa alma...e quem que com maisde 50 anos não usou esmalte PAG SAGE ou ia na rua do cinema com toca de meia na cabeça coberta com um bonito leço "italiano"comprado na Maria Amélia do Geraldo Guedes,esó soltavaos cabelos na hora do BAILE com PALADIUM na Sociedade Musical Santa Cecília....???!!!
Parabens ,voce nos leva a um a viagem pra quando (como vc mesmo disse)eu era feliz e SABIA!!!
Uma vez escutei o CLODOVIL falar ...Feliz é aquele que tem uma vida de interior pra recordar e pra lá voltar um dia....
Continue alimentando nossas lembranças...

claudia de gonzaga balbi disse...

Quem com mais de 50 não aprendeu a tocar violão num Gianni sonhando com um Di Giorggio?quem não tocava "Serenô nd madrugada?"ou então cantava "eu daria tudo que pudesse.."sonhando com as normalistas "vestidas de azul e branco...".
É Beto,nós tamo ficando velhos...

Unknown disse...

Cruzada Eucarística Infantil, até hoje lembro até do hino. Depois veio Legião de Maria. Foi o que mais me deu saudades!
Obrigada pelas lembranças de meus 50.