domingo, 24 de fevereiro de 2013

REVENDO. RELEMBRANDO. SENTINDO SAUDADE.

 Parece um turma saída de um filme
dos tempos de James Dean.
Sr. Luiz Gonzaga Teixeira de Barros, 
Dr.Fued Abdalla Chebli e 
Sr. José de Paula  Freitas
na inauguração do  prédio da Escola Estadual Artur Bernardes.
 Josias Alves de Gouvêa,  Norma Luíza Amaral Pinto, Mário Celso Freitas Pinto
e Renata Freitas Barros.
 Meu pai, Oliveiros Freitas Pinto, na sua simplicidade, gostava
de fazer versos. Estes, ele fez quando o sobrinho dele , Mário Celso,
morreu.
 Angela, Bizé, Dé e eu. O melhor desta foto é a altura da cintura
da minha calça e o comprimento da mesma.
 Cleverson e eu, na inauguração de uma
placa nO Califa.
 Parece que saíram de um conto de fadas: O príncipe Júlio Emílio
e a princesa Luciene.




 Mãe Alia. 
Minha tia (mãe) Maria Metre Abdalla.
 Sentado, meu avô Francisco de Paula Pinto.
Em pé, tia Zezé, Tia Sahda( uma prima  do lado materno que, depois de viúva, se casou
com meu avô paterno) Tia Tinana e meu tio Pepê.
 Registro do esporte
 Estão nesta foto, Hélio Marcenes, Adão da Força e Luz, Ma
rcinho, Garibalde, Hinkler, Elias Salim e Sr. Miguel.

 Na foto, Lourdes do Hinkler e a nossa
outrora bela Rua Dr. Victor Ferreira.
 Na inauguração do Clube Meu Xodó,
Wilder Finamore dança com Maria das Graças
de Paula Petrilo.
Ao fundo, a juventude palmense.
 Desfile escolar em 1960.
Atenção para as construções da nossa Palma.

 ESTA FOTO E AS SEGUINTES  MOSTRAM
O NOSSO VALIOSO PATRIMÔNIO QUE VEM, 
AO LONGO DOS ANOS, SENDO DESTRUÍDO.
PARA O QUE RESTA, AINDA HÁ TEMPO DE
UMA POLÍTICA SÉRIA DE PRESERVAÇÃO:
TOMBAMENTO
PARA QUE NOSSA HISTÓRIA SEJA VISTA
E NÃO APENAS CONTADA EM FOTOS.
 Parte alta da  Ladeira.
atual Rua José de Paula Freitas
 Rua Floriano Peixoto
(Rua do Dó)
 Rua Dr. Victor Ferreira
(Rua do Cinema)
Atualmente Calçadão Dr. Marco Antônio de Freitas
 Cruzamento das Ruas João Pinheiro,
Heitor Barbosa e  Dr. Victor Ferreira 
 Rua João Pinheiro
(à esquerda Pharmácia do Sr. Nicanor)
 Parte alta da cidade com os belos e já demolidos casarões.
ATENÇÃO: ESTAS FOTOS SÃO DO INÍCIO DOS ANOS 70 DO SEC. PASSADO)

 Rua Dr. Costa Reis e Rua Tiradentes.
Estação da Estrada de Ferro Leopoldina,
o Escritório da 4a Residência e o Hotel Campos .
 Rua João Pinheiro.

 Rua do Cinema

 Cileda, Cleide, luiz Teixeira,a criança Aparecida, Dona Dinah,
Maria Leite, Aparecida de Oliveira, Maria das Graças e Terezinha.
Carlos Caetano (Lamparina), Miguel Felipe Amaro, José
Antinarelli, José Eduardo Amaral, José  (Zezinho)Agrícola, Fernando Prazeres Ferreira,
Dedê, José Joaquim (Zé Trequinha) Prazeres Ferreira, Hinkler e Lourdes

8 comentários:

Diana disse...

Mais uma vez senti saudades do que não vivi (pelo menos que eu me lembre)...Parabéns Beto por resgatar a memória de nossa querida Palma!!Abraços!!!

Unknown disse...

Oi Beto,

A Diana sentiu saudades do que não viu. Eu senti saudades e emoção do que vi e vivi. Não foi possível me localizar nas fotos do desfile de 7 de setembro/1960, mas com certeza eu estava lá. A saudosa rua João Pinheiro na qual nasci e vivi boa parte da infância.

Anônimo disse...

Caro José Alberto,

Boas fotos, grandes lembranças.

Agora, é impressão minha ou as construções da nossa cidade ficaram, em geral, mais feias?

Grande abraço, Roldão

beto metri disse...

Roldão,
Ficaram, realmente, mais feias.
Randolfo,
Estávamos na segunda série em 1960.
Certamente, estávamos no desfile. NÓs gostávamos de desfilar e, além disso, tínhamos o medo dos castigos caso faltássemos.Mesmo assim, belas, boas e saudosas lembranças.
Diana
Sempre fico feliz com seus comentários. Obrigado.

Unknown disse...

Caríssimo Beto

O que dizer!!!
Obrigado por lembrar-se de mim. E a história da placa, só nós sabemos...
Palma, sempre Palma, terra inesquecível, terra querida, o princípio, mas nunca o fim. Eterna lembrança!!!
Forte abraço,

Cléverson

Anônimo disse...

Não há palavras que possa agradecer todo este trabalho maravilhoso que voce vem fazendo há muitos anos .VOCE É O CARA!!!!Parabéns .(UMA SUGESTÃO), vem tirando fotos novas e igualando as antigas para ver como PALMA CRESCEU E MUITO.PODE NAO PARECER,MAS TEM UMA GRANDE DIFERENÇA.Tudo em PALMA para mim eu gosto muito de ver ,ler e participar .Muito obrigado Beijos CICIDA_Niteroi.

Anônimo disse...

♥ Na primeira foto estou nela e tenho prazer de ser o doador para seu acervo, convido a todos que tenham fotos antigas que façam o mesmo.
Partipei com outra foto que foi tirada por mim em uma maquina tipo "Caixa " onde se encontra meu avô CHICO PINTO sua esposa SHADA seus filhos PEDRO PAULO, MARIA JOSÈ e minha mãe filha do primeiro casamento com mARIA JOSÉ FREITAS PINTO. Muiras lembranças e etrnas saudades. Obrigado "JOSÉ ALBERTO METRI PINTO (BETO METRI ) ♥ VIVA PALMA, VIVA SEUS FILHOS.

Francisco Geraldo de Paula Lima disse...

FRANCISCO GERALDO DE PAULA LIMA
♥ Na primeira foto estou nela e tenho prazer de ser o doador para seu acervo, convido a todos que tenham fotos antigas que façam o mesmo.
Participei com outra foto que foi tirada por mim em uma maquina tipo "Caixa " onde se encontra meu avô CHICO PINTO sua esposa SHADA seus filhos PEDRO PAULO, MARIA JOSÈ e minha mãe filha do primeiro casamento com MARIA JOSÉ FREITAS PINTO