quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CADÊ O FIRMO DE ARAÚJO?????



- Cruzes! Aquela foto tem uma energia negativa muito grande...
- Deus me livre! Ele foi um homem muito ruim. Não merece ter uma foto pendurada aqui, não.
- O que foi que ele fez por Palma? A gente só sabe que ele fez “ ruindade”!
- Deixa a foto lá onde puseram ela... bem escondidinha atrás do armário.

É assim que pensa muita gente. É assim que nossa memória vai pelo ralo. É assim que nossa história desaparece e não deixa vestígios.
Os registros deixam de ser feitos, os fatos são apagados, os traços de nossa cultura são ignorados e os personagens de nossa história caem no esquecimento.
Não importa se o personagem de que lhes falo foi um homem bom ou um ser do mal. Se ele é parte da vida do nosso município, merece ser lembrado por todos e em todos os tempos. Se foi ruim, que seja um exemplo a não ser seguido. Se foi bom, que sirva de modelo.
Para alguns, ele foi o símbolo do mal, um homem perverso. Para outros, um grande político, uma figura de muita importância e influência em toda a nossa região. De um jeito ou de outro, que seja lembrado.
Por isso, eu pergunto: onde está a foto de FIRMO DE ARAÚJO, que até pouco tempo atrás fazia parte da galeria de fotos na entrada do prédio da Prefeitura Municipal de Palma?
Neste ano de 2010 comemora-se o seu centenário (da foto). Quer queiram, quer não, FIRMO DE ARAÚJO é uma figura importantíssima na história de Palma. E como tal merece ser lembrado.

Vale a pena lembrar que o edifício da Prefeitura completou 100 anos em 2005 e nada foi feito para comemorar a data.
A data não volta mais.

...agora é a foto de Firmo de Araújo.



Já conversei sobre o assunto em uma das secretarias municipais e com alguns vereadores e, certamente, alguma coisa será feita. A história de Palma agradece.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Beto,
parabéns por abordar o assunto. O Coronel merece respeito e não pode ser esquecido; é um vulto histórico de grande importãncia, foi um visionário, deu impulso ao crescimento desta Terra.
As maldades que lhe são atribuídas refletem uma era de nossa História na qual imperava a lei do mais forte. Portanto, considero Firmo de Araújo um homem de sua época, ou seja, que vivia conforme os costumes.
Que o retrato volte ao seu lugar!

CLÉVERSON disse...

Beto
Já pensou se tivéssemos que tirar Judas da Santa Ceia?
A história não se faz através do juizo de valor que fazemos deste ou daquele. Ramsés, Cesar, Gengis Kan, Colombo, Galileu e muitos outros, têm o mesmo valor que Judas, Silvério dos Reis, Brutus e outros que consideramos historicamente como a antítese da lógica do fato, inclusive da história recente.
Que voltem com Firmo de Araújo ao lugar que lhe pertence por direito e pla história de Palma.
Um abraço,

Cléverson

betometri.blogspot.com disse...

A história tem de ser preservada, independentemente dos seus personagens.

Ass.: Paulo Sérgio

AngelMira disse...

Que me desculpem os palmenses, como miracemense, que sabe que a nossa história e ligada á Palma diretamente, não posso achar isso normal.
Quem são os novos gestores que praticam tão absurda atitude? Afinal, quem construiu a prefeitura?
É preciso que seja recolocada, como disse o Beto, a figura do lendário Firmo de Araújo em seu lugar já!

Carlos Ferreira disse...

Pode ser louvável o questionamento da foto, mas nós precisamos cobrar do poder público municipal é mais ação, trabalho e dedicação ao município. Precisamos de melhores estradas, casas populares nos dois distritos, emprego e renda. Se aqui em Juiz de Fora a população mais antiga diz que Mello Reis, nos anos 70, foi o último grande administrador, eu reconheço que em Palma, Luiz Teixeira (Luiz Gonzaga Teixeira de Barros), em seu primeiro mandato, nos anos 60 foi o que fez alguma coisa pela população da zona rural, construindo pontes, "bueiros" e melhorando o traçado das estradas. Quantos aos demais, não tenho notícias. Estradas foram fechadas para atender interesse dos fazendeiros e as administrações, ausentes, se omitiram. Preservar a história é importante, mas cobrar empenho na atualidade é necessário. O o mandato do governo de Minas está chegando ao fim e Itapiruçu e Cisneiros não foram lembradas no PRO-ACESSO. Faltou empenho, o traçado da estrada facilita por ser plano e com poucas curvas. Faltou visão, vontade política.

Carlos Alberto Fernandes Ferreira
Juiz de Fora-MG
www.carlosferreirajf.blogspot.com
www.cultura.radiomineira.com
www.radiomineira.com

Sonia Canellas disse...

Beto,
Ja recolocaram o Firmo no seu lugar de direito? Soube que houve uma reuniao na Camara, o que resultou dela? Ninguem sabe, ninguem viu, como sempre?
Triste o povo que nao preserva sua historia!
Um abraco,
Sonia

AngelMira disse...

É isso, Sônia! Perfeitamente. Aguardamos notícias.
Fico com a enquete: cadê a foto do Firmo?
Carlos Ferreira, esse aspecto pode ser visto em outra postagem, ok?

Abs

Anônimo disse...

Pelo visto eu que sou tataraneto do Ilustre Coronel vou ter que ir pessoalmente a Palma para exigir maior respeito pelo citado parente.
"francos.rio@hotmail.com"